top of page
Buscar

Listas e lançamentos | E pra onde vai a Livraria Cultura?



Uma notícia triste foi o decreto de falência da Livraria Cultura. A empresa já vinha se arrastando em recuperação judicial a alguns anos e agora aquela que já foi uma das líderes do mercado dos livros pode fechar as portas as portas. Os responsáveis já solicitaram a revogação do decreto do juiz que será analisado nos próximos dias.


Mas essa semana tivemos duas boas notícias, sendo a primeira o anúncio do reajuste de 40% nas bolsas de mestrado e doutorado, promessa da campanha do Lula. A segunda é que hoje é o primeiro dia dos desfiles das escolas de samba de São Paulo, abre alas a agremiação Estrela do Terceiro Milênio. A segunda noite de desfiles será amanhã, sábado e no domingo e na segunda será a vez das escolas cariocas abrilhantarem o carnaval.



Então antes de botar o seu bloco na rua, confira agora a lista com dicas de lançamentos literários dessa semana:


ESSENCIAL SÉRGIO BUARQUE DE HOLANDA, de Sérgio Buarque de Holanda - Orgs. Lilia Moritz Schwarcz e Pedro Meira Monteiro (Companhia das Letras - Selo Penguin)

Sérgio Buarque de Holanda deixou uma produção extensa como crítico, historiador e sociólogo, com obras que marcaram o pensamento nacional. Seleta do universo buarquiano, esta antologia reúne ensaios de história e literatura que passam por assuntos variados, como a crise do Segundo Reinado e a centralidade da escravidão na formação social brasileira, até reflexões sobre as heranças do modernismo e lembranças pessoais do autor.

Nas palavras dos organizadores, Lilia Moritz Schwarcz e Pedro Meira Monteiro, as páginas deste livro "hão de revelar mais de um Sérgio Buarque de Holanda, ou, quando menos, permitirão enxergar um autor interpelado por temas diversos e interligados, mas raramente satisfeito com a forma final de seus textos".

Gênero: Não-ficção | 392 páginas | Adquira seu exemplar


A VIDA ATÉ PARECE UMA FESTA: A HISTÓRIA COMPLETA DOS TITÃS, de Hérica Marmo e Luiz André Alzer (Globo Livros)

O que fez os Titãs se tornarem um dos maiores expoentes do rock nacional e a se manterem ativos por quatro décadas?

Lançada originalmente quando a banda completou 20 anos, a obra ganha uma atualização com histórias inéditas. Branco Mello, Sérgio Britto, Tony Bellotto, Nando Reis, Arnaldo Antunes, Charles Gavin, Marcelo Fromer e Paulo Miklos, a formação clássica dos Titãs, estão neste livro com bons e maus momentos do grupo e episódios de bastidores nunca revelados ao público.

Para o livro, os autores fizeram uma minuciosa pesquisa e entrevistaram todos os titãs e ex-titãs, além de mais de 50 personagens fundamentais na história da banda, que embala gerações com sucessos como "Sonífera Ilha" e "Epitáfio".

O livro ainda traz um caderno de fotos, com imagens raras da carreira da banda.

Gênero: Livro-reportagem | 456 páginas | Adquira seu exemplar


A ÚLTIMA LIVRARIA DA MINHA RUA, de Cléo Busatto (CLB Produções)

Em uma viagem nostálgica, a autora apresenta Benjamim, um jovem de 23 anos. Ele relembra a época em que tinha dez e acompanhava a mãe no trabalho. Foi na Ghiane, última livraria da Avenida Araújo, em numa manhã de sábado, durante uma contação de história que Benjamin encontra a aflita Tati. Apavorada, ela entrega um bilhete ao garoto contendo um pedido de ajuda.

Eles se embrenham por passagens desconhecidas e portas secretas, enquanto buscam a saída, desvendam o próprio passado, sentimentos e provocações da vida em meio às experiências literárias exploradas nas prateleiras desse lugar misterioso. Tudo isso os une em um laço de amizade e os auxilia a transição entre infância e a adolescência marcada pelas transformações socioemocionais.

Gênero: Ficção | 104 páginas | Adquira seu exemplar


ALÉM DA FUMAÇA, de Edvaldo Silva (Editora Labrador)

O ano era 1987, a cidade de Berlim, capital da Alemanha, era dividida por um muro que impedia qualquer pessoa de atravessar para o outro lado e os escombros da Segunda Guerra Mundial ainda podiam ser vistos pelas ruas. Neste cenário, Bruno Fischer era apenas um músico fracassado e divorciado, que trabalhava como taxista para pagar as contas, mas jamais por prazer.

Ele sabia que, ao levar Ingrid Bergunson Tavares, uma passageira brasileira do lado Ocidental para o Oriental, corria riscos, mas não esperava que aquela viagem o levaria para o outro lado do Atlântico. É no Brasil que o leitor desvenda o mistério Além da Fumaça, a exemplo do comércio ilegal de obras de arte roubadas dos judeus por tropas nazistas.

Gênero: Ficção | 208 páginas | Adquira seu exemplar


Todas as informações deste post e mais detalhes sobre os temas podem ser acessados nos seguintes links: Publishnews | G1 - Educação | G1 - SP | Folha S. Paulo


Abraços Literários,

bottom of page