top of page
Buscar

Listas e Lançamentos | E quem ganhou o carnaval?

Enquanto em São Paulo a Mocidade Alegre foi a escola campeã com um enredo sobre o primeiro samurai negro, Yasuke, no Rio de Janeiro a Imperatriz Leopoldinense voltou a ganhar o título após 22 carnavais com um enredo sobre Lampião, o Rei do Cangaço.



Mas infelizmente a semana também fica marcada pelas chuvas no litoral norte de São Paulo e que atingiu diversas cidades, entre elas São Sebastião e Ubatuba. Já são 48 o número de mortes confirmadas.



1 ano da Guerra Rússia X Ucrânia - Sociólogo da Unicamp lança livro com depoimentos de mulheres que viveram efeitos da Guerra.

Neste livro, o autor dá voz a “pessoas comuns”, que não estão no front de batalha, que não pegaram em armas e que são sempre as mais atingidas por uma guerra. Gumiero coletou o depoimento de seis mulheres que tiveram suas vidas completamente mudadas assim que as tropas russas invadiram a Ucrânia. Essa visão feminina do conflito tem uma explicação. Para o sociólogo, as mulheres, mesmo estando entre as maiores vítimas de qualquer conflito armado, possuem uma força e uma resiliência surpreendentes. A elas também não escapam detalhes que podem parecer fugazes aos olhos dos homens, mas que conseguem compor um retrato mais fiel de uma guerra.

Gênero: Livro-reportagem | 92 páginas | Adquira seu exemplar


Segundo livro das novas edições de luxo de As Crônicas de Nárnia, clássico infantojuvenil de C.S. Lewis, agora com ilustrações coloridas, pintura trilateral e capa dura.

Reinos mágicos, criaturas inesquecíveis e batalhas épicas entre o bem e o mal: essas histórias são narradas em As Crônicas de Nárnia — uma série de sete livros que acompanha crianças curiosas e suas aventuras entre o nosso mundo e outros universos mágicos e que, por décadas, encanta leitores de todas as idades. Príncipe Caspian conta a história de um período em que Nárnia era dominada pelo Rei Miraz; toda a magia e encanto de Nárnia foram abafadas por seu reinado. Seu sobrinho, Caspian X, é o rei legítimo de Nárnia e contará com a ajuda de Pedro, Susana, Edmundo e Lúcia para retomar o trono e restabelecer a paz.

Gênero: Ficção (Fantasia) | 224 páginas | Adquira seu exemplar


O ano de 2022 estava prestes a se encerrar quando a notícia da morte de Pelé, aos 82 anos, abalou o mundo. A comoção em torno do maior astro que o futebol já viu deixou uma certeza: a de sua imortalidade. Em Pelé, O Rei Visto de Perto, primeira biografia publicada após a morte de Edson Arantes do Nascimento, o jornalista Maurício Oliveira faz um relato panorâmico da trajetória do Rei, acrescido de impressões e lembranças pessoais dos contatos que teve com ele.

No lançamento da Matrix Editora, o leitor pode conferir trechos inéditos de uma entrevista feita com Pelé em 2013 para um projeto editorial. Na época, o trabalho envolveu, também, conversas com pessoas ligadas à trajetória do jogador que consolidou o futebol brasileiro e moveu uma legião de fãs.

Gênero: Biografia | 160 páginas | Adquira seu exemplar



Colocar um santo preto no lugar mais alto do altar principal de uma igreja particular, em fins do século XIX, não foi tarefa fácil para a Irmandade de São Benedito do Largo São Francisco. A cena até poderia ser habitual, considerando a quantidade de irmandades de pretos que ainda existiam em todo o Brasil Imperial. Contudo, na Igreja do Convento de São Francisco, no centro da cidade de São Paulo, o santo siciliano, invocado como protetor das comunidades negras, só chegou ao nicho principal depois de um longo processo de disputas daquele grupo constituído majoritariamente por pessoas pretas e pobres, escravizados ou ex-escravizados. Os irmãos beneditos cuidaram por mais de oitenta anos da igreja, transformando-o em um dos marcos da resistência negra na capital paulista.

Gênero: História da Religião | 264 páginas | Adquira seu exemplar


Abraços Literários,


コメント


bottom of page