top of page
Buscar

LISTAS E LANÇAMENTOS | O avesso da liberdade. Censura ao livro. Até quando?


Nos últimos dias temos visto discursos de ódio e a luta pela censura literária em nosso país, após o episódio da proibição do livro O avesso da pele, do autor Jeferson Tenório em diversas cidade e estados brasileiros.


A história começou com a diretora de uma escola de Santa Cruz do Sul (RS), que ao receber a obra de um programa do governo, o PNLD, decidiu por não distribuir a obra aos estudantes visto que não acha adequadas as descrições de cunho sexual contidas no livro.


O posicionamento da diretora foi crucial para que discursos de ódio contra Tenório surgissem nas mídias sociais e diversas pessoas discursaram a favor da censura da obra. Isso fez com que secretarias estaduais de educação do Paraná, Mato Grosso do Sul e Goiás, recolhessem os livros enviados pelo programa federal.


A reflexão que fica é que o Programa Nacional do Livro Didático passa por uma banca examinadora que pode aprovar ou não o material para aquela faixa etária. Fora que a escolha dos livros a serem recebidos nas escolas, é de responsabilidade da direção do colégio, na maioria dos casos e em outros, ou das secretarias de educação, ou ainda, diretorias de ensino.


O avesso da pele já passou por diversos ataques por conter referências à religiões de matriz africana, a crítica à conduta de policiais com pessoas negras e periféricas, além de mostrar declaradamente como o Brasil ainda é um país um tanto quanto racista.


Quem acompanha o blog, sabe que a introdução à seção semanal de dicas de novidades literárias, o LISTAS E LANÇAMENTOS, é muito breve. Dois, no máximo três parágrafos, mas dessa vez, é necessário mostrar minha posição contra a este caso de censura, totalmente desnecessário!


A obra de Tenório é um tantao quanto rica e retrata diversas realidades brasileiras, muitas delas tristes, como a do pai do protagonista do livro, além de ter um enredo que prende o leitor. Tanto é que o livro é premiadíssimo, inclusive com o Prêmio Jabuti em 2021.


E a maior reflexão aos favoráveis ao banimento da obra, o que estudamos na nossa época de escola? Obras reconhecidíssimas, não? Verdadeiros clássicos da literatura e por vezes com cenas mais explícitas como as frases citadas por Jeferson Tenório... Não será que estamos vendo um cânone de nosso século em nossa frente e não estamos enxergando???


Mas agora vamos a cinco lançamentos que merecem entrar na sua lista de desejos, depois na sua bolsa para ler em qualquer lugar e por fim, enfeitar sua estante.




Em Tia Ciata, a grande mãe do samba, somos convidados a um passeio de volta ao início do século XX e à Pequena África, região no centro do Rio de Janeiro que foi palco de transformações que marcaram a cultura de todo o país. Como guias desse passeio, temos a graciosa personagem fictícia Boneca e ninguém menos do que o próprio Nei Lopes, que se torna também personagem e trava com Boneca um delicioso diálogo sobre música, religião, tradição, Carnaval e muito, muito mais.

Entremeando essa conversa cheia de histórias e História, algumas personalidades são apresentadas: Heitor dos Prazeres, Pixinguinha, Chiquinha Gonzaga, Plácida dos Santos e, como não poderia faltar, a grande Tia Ciata. Uma obra para se ler ao som de um bom samba e à espera do próximo Carnaval.

Gênero: Ficção biográfica | 56 páginas | Adquira seu exemplar

 



Stranger Things conquistou uma legião de fãs de uma boa série. O sucesso foi tanto que e chegou às livrarias duas obras: Raízes do mal e Cidade nas trevas. Agora, chega ao Brasil o novo livro oficial da série, Stranger Things: O voo de Ícaro, que explora o passado de Eddie Munson, o metaleiro carismático.

Ambientado dois anos antes da 4ª temporada de Stranger Things, Eddie está cansado de Hawkins e vê a chance de mudar de vida quando sua banda chama a atenção de uma caça-talentos. Mas, para seguir o sonho de assinar com uma gravadora em Los Angeles, ele precisa considerar um plano criminoso proposto pelo seu pai ausente.

Gênero: Juvenil | 254 páginas | Adquira seu exemplar

 



Um romance inédito e póstumo, é um hino ao desejo feminino e à resistência do prazer apesar da passagem do tempo. Um presente inesperado do vencedor do Prêmio Nobel de Literatura para o mundo.

Todo mês de agosto, Ana Magdalena Bach viaja para uma ilha caribenha a fim de colocar um ramo de flores no túmulo de sua mãe. Todos os anos, ela se hospeda em um hotel. Até que, certa vez enquanto janta, um homem a convida para uma bebida. E, depois do primeiro gole de seu gim com gelo e soda, ela se despe de suas amarras conjugais, esquecendo momentaneamente marido e filhos, cede aos avanços do desconhecido e o leva para seu quarto. E, depois dessa experiência, ela passa a ansiar por cada mês de agosto, quando não apenas visita o túmulo de sua mãe como também tem a chance de escolher um amante diferente todos os anos.

Gênero: Romance | 132 páginas | Adquira seu exemplar




Religião, teoria de evolução da espécie humana, educação e crise de confiança são alguns dos temas atuais analisados pelo filósofo Luiz Felipe Pondé no seu mais novo livro Fragmentos filosóficos do horror, que acaba de ser lançado pela Editora Nacional. Como uma espécie de lente, o escritor renomado se utiliza do horror para fazer um raio X e refletir sobre diversas temáticas que permeiam o cotidiano do ser humano.

Ao todo são 25 ensaios e crônicas que descortinam os fragmentos escondidos na religião, na psicanálise e nas discussões filosóficas em relação aos assuntos mais atuais. É também por meio do horror que Pondé fala sobre política, democracia e estupidez.

Gênero: Crônica | 152 páginas | Adquira seu exemplar

 



Mulher negra, nascida e criada no  Rio de Janeiro e que se tornou uma das mais importantes jornalistas do Brasil. Durante anos, ela esteve presente no cotidiano de milhares de pessoas que sentem a falta do seu sorriso iluminando as telas da TV.

Com o intuito de manter a sua memória viva para as novas gerações, além de linguagem direta e ilustrações encantadoras, a obra apresenta ao leitor uma linha do tempo da vida e da carreira da jornalista; com uma seção à parte que destaca um filme do qual a jornalista fez parte; há menções a entrevistas marcantes feitas pela profissional, assim como a homenagem de Pedro Bial no “Conversa com Bial em casa” (2020). Além disso, o livro retrata a vida pessoal da jornalista e sua luta contra o racismo.

Gênero: Biografia | 40 páginas | Adquira seu exemplar


E como dica cultural da semana, quero deixar aqui o lançamento da nova temporada da série Young Royals, disponível na Netflix. Conheci a série no ano passado e #maratonei sem sombra de dúvidas.

Caso não conheça a história do príncipe herdeiro da Suécia e seus dilemas na monarquia e na adolescência, leia a indicação que fiz aqui no blog no começo de 2023.

Se você não esperava a chegada da nova temporada, assista agora ao trailer:



Abraços Literários,


bottom of page