top of page
Buscar

LISTAS E LANÇAMENTOS | Alerta para relacionamentos tóxicos!



Diversas pessoas marcaram a semana, entre elas podemos citar alguns: O jogador Daniel Alves foi preso acusado de estupro; uma aluna de medicina da USP, Alicia Dudy Muller Veiga, que é investigada pela polícia civil por suspeita de desviar um valor do rateio da festa de formatura de sua turma.


E o caso do intitulado genocídio Yanomami, após a viralização da foto de uma índia que veio a falecer de desnutrição grave no último domingo, dia 22. O desastre já levou cerca de 570 crianças a morte. Fica a pergunta: Quem é ocupado?


E uma grande polêmica surgiu no Big Brother Brasil, da Rede Globo. Não quero e não vou falar de "jogo" ou algo do tipo, o fato é um alerta que deve acontecer na sua casa ou de uma pessoa de seu ciclo de amigos: Após a frase "Mas já já você vai tomar umas cotoveladas na boca" ser dita pelo modelo Gabriel Fop para a atriz Bruna Griphao, com quem fez casal nos primeiros dias de confinamento. O caso foi considerado por muitos internautas como relacionamento tóxico e deu o que falar nas mídias sociais e o apresentador Tadeu Schmidt se viu na responsabilidade de intervir ao ver a situação e alertou os participantes "antes que fosse tarde", como ele mesmo disse.


O que devemos levar em conta aqui, é que se você conhece alguém que vive um relacionamento que deixou de ser saudável, alerte! O caso pode ficar mais grave e (Deus nos livre) ser tarde demais quando a vítima resolver denunciar. Ligue 180.


Vamos agora a lista com os cinco livros que merecem um belo destaque essa semana:


Nem toda história precisa ter um protagonista, podem ter vários. É essa proposta feita pelo escritor paulista Sidnei Luz. O livro passa por três gerações de uma família de migrantes nordestinos.

Primeiramente o leitor é apresentado a Geralda e Francisco, um casal do interior de Pernambuco que em 1980 se muda para São Paulo em busca de emprego e melhores condições de vida. Na capital eles tem uma filha, Ângela, uma menina albina e de saúde debilitada. No decorrer dos anos, já adulta ela decide ser mãe, e opta pela inseminação artificial. Assim nasce Ézio. Ao se revelar com uma analgesia congênita, ele passa a ter seu convívio social restrito.

Padrões de beleza, discriminação econômica, social, política, hegemonia de raça e de poder fazem de Perfeição Desfeita também uma obra sobre humanidades.

Gênero: Romance | 162 páginas | Adquira seu exemplar


Ove é um viúvo de 59 anos. Metódico e rabugento, ele acorda sempre às 5h45 da manhã, prepara o café na quantidade certa, faz rondas para vistoriar o bairro, observa com desdém os que atravessam o seu caminho e desconfia de qualquer pessoa que tenha mais de um 1,85 cm de altura. Justo quando ele decide desistir de tudo e de todos, uma nova família se muda para a vizinhança. E é então que amizades improváveis surgem na sua vida.

Best-seller do New York Times, o romance escrito pelo jornalista sueco Fredrik Backman, volta às livrarias brasileiras agora em edição da Rocco. A história também ganhou uma adaptação cinematográfica, estrelada e produzida por Tom Hanks. Intitulado O pior Vizinho do Mundo, o filme está em cartaz e conta com a direção é de Marc Foster e o roteiro de David Magee.

Gênero: Romance | 320 páginas | Adquira seu exemplar


Unir qualidade literária e uma escrita envolvente a um princípio teórico-técnico refinado é um desafio superado de maneira singular no livro Vidas machucadas. A obra aplica os princípios da História Oral para apresentar, de modo cativante e íntimo, como se sentem aqueles que têm seus direitos violados ou que vivem sob agressões e ameaças frequentes.

Gleice é policial militar aposentada; Mário, imigrante venezuelano; Merina, indígena da etnia Kaiowa; e Marco Antonio, procurador da República, protetor dos direitos de povos tradicionais. E que dizer de Márcia que, assim como tantos, teve a vida alterada em consequência da covid-19? Pessoas tão diferentes que, sem se conhecerem, têm em comum a desventura, assim como o recomeço. Este livro apresenta suas vozes, não como vítimas, mas como testemunhos de realidades muito maiores que suas histórias individuais evidenciam.

Gênero: Ciências Sociais | 192 páginas | Adquira seu exemplar


Durante séculos, o eurocentrismo científico ajudou a construir uma história baseada em mentiras. Tais mentiras fomentaram — e ainda fomentam — o racismo, a xenofobia, a misoginia e a morte de inúmeros grupos e povos, sobretudo na África e na América. A fim de restituir a verdade, a presente obra aponta novos caminhos teórico-metodológicos que partem da história real do continente africano e da diáspora de sua população. Entre os temas abordados estão: a vida e a obra de Ptahhotep, um dos grandes filósofos do Reino Antigo do Kemet (atual Egito); as falsas narrativas produzidas pelo pensamento euro-ocidental; a formação da democracia nas diversas nações da África; os conceitos de unidade e diversidade cultural africana; a afroperspectiva como método e teoria; o impacto do escravismo e do colonialismo na África; a interface entre arte e loucura nos rituais de cura do povo dogon (Mali); as lutas dos povos indígenas por seus territórios ancestrais.

A coleção África, presente! Negritude e luta antirracista constitui um espaço de produção e divulgação do pensamento não hegemônico acerca de africanos, afro-brasileiros e indígenas.

Gênero: História | 268 páginas | Adquira seu exemplar


A poucas semanas da formatura do terceirão, os alunos do colégio Tom Jobim só pensam em uma coisa: a viagem de formatura para Porto Seguro, regada a axé, cachaça e beijo na boca. Mas André e Michelle, embora animados com o fim do ensino médio, são grandes amigos que precisam lidar, cada um a seu modo, com os dilemas de quem está a meses de entrar oficialmente na vida adulta, mesmo sem saber se estão prontos para participar desse rito de passagem. André não tem grana pra ir pra Porto, nem se quisesse, e Michelle nunca quis ir. A sorte deles é que podem contar com a ajuda de Rafa, o terceiro elemento desta trinca de amigos inseparáveis.

Porto Seguro é um livro sobre a descoberta de si mesmo, sobre emancipação, sobre mar e juventude. A estreia literária de Gabriel Calamari é como uma comédia romântica: inesperada e cativante, uma grata surpresa. Com domínio narrativo e intensidade, o autor dá vida a personagens e momentos com os quais todo leitor irá se identificar em alguma fase da vida.

Gênero: Romance | 240 páginas | Adquira seu exemplar



Abraços Literários,


Comments


bottom of page