top of page
Buscar

Listas e lançamentos | O pedido de Francisco

Depois de Romeu Zema, governador de Minas Gerais, comparar a região nordeste com uma vaca que não dá muito leite; e do número de mortes na operação da polícia militar na Baixada Santista – SP chegar a 16, notícias de esperança vieram de terras portuguesas.


O Papa Francisco visitou o país em decorrência da Jornada Mundial da Juventude, maior evento Católico do mundo, e na Missa de Envio e conclusão do evento no domingo dia 6 de agosto, seu principal pedido a cada jovem foi "Não tenhas medo".



Deixo abaixo um pequeno trecho do último discurso do Papa nas terras de Fernando Pessoa:


"A vós, jovens, que quereis mudar o mundo, e está bem que queirais mudar o mundo e que queiras lutar pela justiça e a paz [...], hoje Jesus lhes diz: 'Não tenhas medo'."


Agora vamos falar de livros, listas e lançamentos:



A história de um crime que é também uma história sobre justiça e solidariedade.

“Barbárie de Queimadas” é como ficou conhecido o crime de estupro coletivo seguido de morte que tirou a vida de duas mulheres em Queimadas, uma pequena cidade do interior da Paraíba, em fevereiro de 2012. Para recontar essa história, Bruno Ribeiro, vencedor do Prêmio Todavia de Não Ficção, entrevistou mais de cem pessoas numa tentativa não apenas de reconstruir o crime, mas de entender seu impacto e suas consequências. Como em um DOGVILLE do agreste com cenas de Laranja Mecânica, o livro disseca personagens que parecem fadados a carregar para sempre as cicatrizes de uma realidade impiedosa — cada um à sua maneira.

Gênero: Não ficção | 264 páginas | Adquira seu exemplar



“O Repórter” narra a saga de Fausto Tenaz, repórter investigativo para descortinar um possível quebra-cabeça que envolve máfia, grandes somas em dinheiro e um experimento que criou uma “cidade laboratório”. Um vultoso investimento internacional no Mato Grosso do Sul que desperta tremenda euforia entre os brasileiros, para ele, é motivo de grande desconfiança.

Gênero: Ficção | 338 páginas | Adquira seu exemplar



A trajetória do carioca nascido em 13 de maio de 1881, jornalista e escritor consagrado por escrever, principalmente contra as desigualdades e as injustiças sofridas pelas pessoas negras, pelos pobres e pelas mulheres, sempre denunciando os privilégios de alguns e a exploração da maioria do povo, é contada pelo escritor André Augustus Diasz, também Gerente de Estudos e Programas Sociais do Sesc São Paulo. Um dos responsáveis pela modernização da literatura brasileira, tanto do ponto de vista estético quanto social, Lima Barreto foi um visionário que colocou o negro como protagonista na literatura nacional.

Gênero: Biografia | 40 páginas | Adquira seu exemplar



Reinos mágicos, criaturas inesquecíveis e batalhas épicas entre o bem e o mal: essas histórias são narradas em As Crônicas de Nárnia ― uma série de sete livros que acompanha crianças curiosas e suas aventuras e que, por décadas, encanta leitores de todas as idades.

Em A Última Batalha, um falso Aslan está à solta dando ordens de arrepiar a espinha. Tirian X, o Rei de Nárnia, precisa agir rápido, antes que todos os animais sejam corrompidos. Para isso, conta com a ajuda de Eustáquio e Giu. Os narnianos fiéis ao verdadeiro Aslan ainda poderão contar com a ajuda dos lendários reis e rainhas de Nárnia ― irmãos que muito tempo antes derrotaram uma terrível feiticeira.

Gênero: Fantasia | 224 páginas | Adquira seu exemplar



Abraços Literários,


bottom of page