top of page
Buscar

Resenha | COMO ANALISAR FILMES E SÉRIES NA ERA DO STREAMING | LEONARDO MOURA | Summus Editorial

Autor finalista do Prêmio Jabuti de 2022 publica novo livro em que analisa projetos audiovisuais em meio ao fenômeno dos streamings


Após ser finalista do principal prêmio do livro no Brasil, com a obra Conteúdo de Marca (Summus Editorial), Leonardo Moura inova ao lançar a obra Como analisar filmes e séries na era do streaming (Summus Editorial).


O autor inicia o texto com um apanhado geral sobre a cultura do entretenimento, passando pelos folhetins, radio e telenovelas, as fases das produções cinematográficas, até chegar aos nossos dias em que Netflix, HBO Max e Disney+ ganharam o gosto da população mundial.



No decorrer do livro, Leonardo usa as teorias de grandes pensadores, como o contemporâneo galês Raymond Williams, crítico da literatura britânica de sua época. Também é marca da obra a necessidade de se observar as relações mundiais, nacionais ou locais de determinada época, para entender os motivos do sucesso de algumas franquias que somam constantes temporadas ou sequências de filmes muito aguardadas ou ficam na memória do público por muitos anos.


“Analisar uma obra cultural sem a perspectiva de sua relação com o tempo em que se insere é reduzi-la a mero produto documental. Raymond Williams, observa [...] que estudar a arte é estudar sua relação com a sociedade e as relações sociais que nela se enunciam.”

p. 57


Para confirmar a sua teoria, Moura faz uma análise do filme Marighela (Globoplay), político brasileiro oposto à ditadura militar e perseguido pelo governo da época; e da série Years and Years (HBO MAX), distopia que acontece entre 2019 e 2034 e relata crises mundiais como migratória, política e energética, além da ascensão do autoritarismo, euforia com o transumanino e o aumento da concentração de renda, conforme citado pelo autor na página 86 do livro.


Mas vale destacar que o livro não é específico sobre as duas obras, são apenas um norte para aprendermos a forma de analisar o próximo lançamento que tenha um contexto social interessante. Mas claro, há spoilers tanto do filme brasileiro, como da série britânica ao longo do livro.



De forma muito bem estruturada, o autor apresenta e depois explica a importância de cada fase do modelo de análise proposto para entender uma produção, seja ela filme ou série. Sendo os seguintes pontos: “A estrutura narrativa / Relato de apresentação / Espacialização / Temporalização / Ritmo / Os temas e as figuras / Personagens / Estruturas de sentimentos e sua relação com o referencial teórico.” Sendo os dois últimos tópicos como pontos principais para a análise.


É interessante como que alguns anos atrás, víamos muito mais pessoas com livros nos metrôs e ônibus no longo trajeto de casa para o trabalho e no fim da tarde, o caminho inverso. Com a evolução tecnológica, atualmente vemos muitas pessoas até mesmo em pé, assistindo alguma coisa em seu smartphone. Afinal, quem nunca baixou aquele longa-metragem que concorre ao Oscar ou vários episódios da série que é comentada na mesa de bar ou no grupo de amigos no whatsapp?


Abro um parêntese para dizer que na minha época de Fundamental II, uma professora de língua portuguesa ensinou a analisar livros com uma estrutura parecida do livro. Será que ela foi amiga de Raymond Williams ou foi colega de sala de Leonardo Moura? (Risos). Sei que nunca mais vou assistir obras da sétima arte da mesma forma após a leitura de Como analisar filmes e séries na era do streaming, de Leonardo Moura (Summus Editorial).


Adquira agora o seu exemplar da obra:


Abraços Literários,


コメント


bottom of page