Buscar

Agenda Literária | Junho de 2021

Confira eventos literários e culturais agendados no mês de junho de 2021 que você não pode perder!



Data: 01 de junho de 2021, terça-feira, das 19h às 20h30

Terça Literária da UBE - União Brasileira de Escritores

Entrevistado: Pedro Cesarino

Nasceu em São Paulo no ano de 1977. Cursou a Faculdade de Filosofia da USP e fez mestrado e doutorado em antropologia no Museu Nacional da Quinta da Boa Vista, no Rio de Janeiro. Em 2010, tornou-se professor do Departamento de História da Arte da Unifesp, onde deu cursos sobre arte indígena, arte e antropologia.

Em 2013, publicou Quando a Terra deixou de falar: cantos da mitologia marubo. Nesse mesmo ano, tornou-se pesquisador e professor de antropologia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas.

Local: Canal do YouTube da UBE

App Zoom (ID 837.6979.3734) ou https://tinyurl.com/entrevistaube


Data: 2 de junho de 2021, quarta-feira, às 19h

Bate-papo Online - A Cultura Periférica em Diálogo com Paulo Freire

Realização: Sesc Campo Limpo

Convidados: Gal Martins, Fabiana Ivo, Fernanda Nunes.

Mediação: Lisandra Borges

Paulo Freire problematiza a ação cultural a partir do diálogo e da libertação e a caracteriza como espaço de luta. As periferias da zona Sul de São Paulo são produtoras de culturas que refletem, descentralizam, ressignificam o território tanto localmente quanto na cidade.

As ressonâncias do trabalho de Paulo Freire aconteceram também em outras áreas irmãs da educação como a cultura. Como bem resumiu Frei Beto o princípio do conhecimento de Freire "a cabeça pensa onde os pés pisam".

A partir deste mote convidamos para um bate-papo, representantes da dança, teatro e hip hop das periferias da Zona Sul que se inspiram nos ensinamentos de Freire e tem a periferia como chão de criação e difusão.

Local: Canal no YouTube do Sesc Campo Limpo

www.youtube.com/sesccampolimpo


Data: De 3 a 24 de junho de 2021

Peça O auto da compadecida

Quintas-feiras, às 20h

Realização: Cia Epílogo

Para esta aventura não podia faltar à presença de João Grilo é um pobre sertanejo, esperto e trapaceiro, e seu amigo Chicó o homem mais covarde da região. Ambos precisam descobrir uma forma de sobreviver a cada dia, e através de golpes eles vão conseguindo enganar o povo de um pequeno vilarejo do sertão da Paraíba, onde os mantêm salvos da vida difícil do sertão.

Mas tudo pode mudar quando um ataque de cangaceiros surge no pequeno vilarejo, e qual das suas trapaças João Grilo e Chicó precisarão usar para conseguir sair vivos dessa encruzilhada? Talvez, somente a Nossa Senhora poderá intervir por eles.

Mais informações: https://linkpeak.io/l/compadecida ou SYMPLA


Data: De 4 a 25 de junho de 2021

Peça Capitães da areia

Sextas-feiras, às 20h

Realização: Cia Epílogo

Pedro Bala, Professor, Gato, Sem Pernas e Boa Vida são adolescentes abandonados por suas famílias, que crescem nas ruas de Salvador e vivem em comunidade no Trapiche. Eles praticam uma série de assaltos e são constantemente perseguidos pela polícia. Um dia, Professor conhece Dora e seu irmão Zé Fuinha e os leva até o Trapiche, o que desencadeia a excitação dos demais garotos, que não estão acostumados à presença de uma mulher no local. Aos poucos, nasce o afeto entre o líder do grupo e a jovem.

Mais informações: https://linkpeak.io/l/capitaes ou SYMPLA


Data: 5 de Junho de 2021, sábado, das 15h às 17h

O livro da vez: O mito da beleza de Naomi Wolf

Realização: Sesc - Centro de Pesquisa e Formação

Palestrante: Sueli Feliziani

Nesta palestra se discutirá a partir do fio condutor de Naomi Wolf, questões importantes para entender as ferramentas de controle de imagem que agem sobre as mulheres hoje.

Mais informações: Sesc - Centro de Pesquisa e Formação


Data: de 5 a 26 de junho de 2021

Peça O Finado Betta e os Irmãos Rubel

Sábados de junho, às 18h

Realização: Cia Epílogo

Martha é uma esperta jovem de 13 anos que vive a dura realidade de uma Epidemia viral até então sem cura. Órfã de pai e mãe, ela vive com Alec, seu irmão mais velho. Depois de alguns testes secretos realizados pelos maiores laboratórios do país, Martha descobre que não só é imune ao vírus, como tem dentro de seu organismo o componente necessário para a vacina que poderá salvar grande parte da humanidade.

Saiba mais: https://linkpeak.io/l/irmaosrubel ou SYMPLA


Data: De 8 a 29 de junho de 2021

Peça A vida de Galileu

Terças-feiras, às 20h

Realização: Cia Epílogo

O dramaturgo alemão Bertold Brecht escolhe situações paradigmáticas da vida de Galileu Galilei (1564-1642) para problematizar questões que permanecem atuais, como as implicações da utilização da ciência e a relação do cientista com a sociedade. "Galileu" é, sem dúvida, uma das peças centrais da obra de Bertolt Brecht. É apontada também como o testamento de Brecht. Por coincidência, o dramaturgo morreu enquanto dirigia os ensaios da peça para o Berliner Ensemble, que era a sua companhia de teatro.

Mais informações: https://linkpeak.io/l/galileu ou SYMPLA


Data: De 7 a 28 de junho de 2021

Peça O despertar da primavera

Segundas-feiras, às 20h

Realização: Cia Epílogo

O Despertar da Primavera é uma das obras mais polêmicas da literatura, um trabalho tão ousado em sua descrição do adolescente e da autodescoberta, que foi banido do palco e não realizada em sua forma completa por quase 100 anos. O ambiente é Alemanha, 1891. Um mundo onde os adultos têm todas as cartas, a bela jovem Wendla está passando pelo seu aniversário de 14 anos e começa a pensar sobre a “Lei da Vida”. Quando pergunta a sua mãe de onde vêm os bebês? Enquanto, o brilhante e destemido jovem Melchior, defende seu amigo Moritz - um menino que é tão traumatizado pela puberdade e as mudanças de seu corpo, que não consegue se concentrar em nada.

Em uma tarde na floresta, Wendla e Melchior descobrem um desejo diferente de tudo que já sentiram. Despertar da primavere explora a confusão e o desespero que seguem quando uma avalanche de hormônios invade o corpo dos adolescentes. O espetáculo celebra uma viagem inesquecível da juventude à idade adulta com um poder, pungência e paixão que você nunca vai esquecer.

Mais informações: https://linkpeak.io/l/despertar ou SYMPLA


Data: 08 de junho de 2021, terça-feira, das 19h às 20h30

Terça Literária da UBE - União Brasileira de Escritores

Entrevistado: Cristina Porto

Maria Cristina Martins Porto nasceu em Tietê. Formou-se em Letras pela Universidade de São Paulo. Foi professora especializada em alfabetização na Escola Municipal Joaninha Grassi Fagundes, nome da histórica diretora do Jardim de Infância da Escola Normal de São Paulo. Em pouco tempo de magistério resolveu se emancipar do funcionalismo público e trabalhou na editora Abril, na área de revistas infanto-juvenis.

Foi coordenadora e colaboradora de diversos projetos editoriais.

Começou a escrever para crianças ainda quando trabalhava em revistas infantis e já publicou inúmeros títulos. Estagiou na Biblioteca Infantil de Munique, Alemanha, e tem participado de muitos congressos e encontros dessa área.

Local: Canal do YouTube da UBE

App Zoom (ID 837.6979.3734) ou https://tinyurl.com/entrevistaube


Data: De 9 a 30 de junho de 2021

Peça Gota d’água

Quartas-feiras, às 20h

Realização: Cia Epílogo

Gota d'água é uma Medéia moderna e brasileira. Os talentos de Chico Buarque e Paulo Pontes se reuniram para revitalizar o texto clássico de Eurípedes, escrito quase meio milênio antes de Cristo, submetendo-o a uma injeção de nossa realidade urbana. Medeia é uma história de reis e feiticeiros. Gota d'água é uma história de pobres e macumbeiros. Medeia é Joana, mulher madura, sofrida, moradora de um conjunto habitacional.

Jasão aqui é Jasão mesmo, ainda jovem, vigoroso, sambista que desponta para o sucesso com uma música chamada Gota d'água. Creonte também conserva o nome, e na nossa peça é o todo-poderoso do local, dono das casas, muito rico, o poder corruptor por excelência. A filha de Creonte é Alma, mocinha de veleidades pequeno-burguesas. A aia de Medeia é Corina, amiga e confidente de Joana, que enquanto lavam roupa vão desenrolando o fio da história.

Mais informações: https://linkpeak.io/l/gotadagua ou SYMPLA


Data: 15 de junho de 2021, terça-feira, das 19h às 20h30

Terça Literária da UBE - União Brasileira de Escritores

Entrevistado: Nara Vidal

A escritora Nara Vidal nasceu na cidade mineira de Guarani e é formada em Letras pela UFRJ, com Mestrado em Artes e Herança Cultural pela London Met University. A autora foi a única brasileira entre as premiadas pelo Oceanos 2019. Residindo atualmente na Inglaterra, Vidal alcançou o terceiro lugar da premiação pela publicação de “Sorte”, seu primeiro romance editado pela Moinhos, pequena casa editorial portuguesa.

Local: Canal do YouTube da UBE

App Zoom (ID 837.6979.3734) ou https://tinyurl.com/entrevistaube


Data: 16 de junho de 2021, quarta-feira, das 19h30 às 21h

Mesa de Debate - Scortecci Editora

Tema: O Livro na Era Multimídia / Multiplataformas de Comunicação

Participantes: Camila Cabete (Senior Country Manager da Rakuten Kobo no Brasil), Sérgio Baeta (Head Ubook Store na empresa Ubook), José Carlos Sibila (Cineasta, dramaturgo e escritor).

O impacto das novas tecnologias na criação de conteúdo, livros digitais, formas e formatos de distribuição, tendências do mercado editorial e possibilidades futuras, relações com a democratização do livro, da leitura e da literatura, esses são os principais aspectos do debate sobre o tema da mesa.

Local: App Zoom (ID 725 467 5353) ou https://us02web.zoom.us/j/7254675353


Data: 19 de junho de 2021, sábado, às 10h

Lançamento do livro Simplesmente José, de Frei Darlei Zanon

Realização: Paulus Editora

Será realizado um bate-papo com o autor do romance baseado na vida do pai adotivo de Jesus, Frei Darlei Zanon.

Frei Darlei, é religioso Paulino, formado em Filosofia e Teologia. Especializou-se em Comunicação e, pela Universidade de Lisboa, fez mestrado em Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação. Atualmente é Conselheiro Geral da Pia Sociedade de São Paulo e vive em Roma.

Local: YouTube da Paulus Editora

Observações: Saiba mais do livro Simplesmente José em matéria aqui do blog.

Adquira a obra em pré-venda no site da Paulus Editora.

Obs.: Até o dia do evento, use o cupom LANCAMENTO20 e receba 20% de desconto na compra do livro.


Data: 22 de junho de 2021, terça-feira, das 19h às 20h30

Terça Literária da UBE - União Brasileira de Escritores

Entrevistado: Jacques Fux

Jacques Fux venceu o Prêmio São Paulo de Literatura de 2013 com o livro Antiterapias. É doutor e pós-doutor em Literatura Comparada e um matemático apaixonado. Autor de Literatura e Matemática: Jorge Luis Borges, Georges Perec e o Oulipo (Prêmio Capes de Melhor Tese do Brasil de Letras/Linguística), Brochadas: confissões sexuais de um jovem escritor e Meshugá: um romance sobre a loucura. Foi pesquisador-visitante na Universidade de Harvard e escritor residente na Ledig House, em Nova York.

Local: Canal do YouTube da UBE

App Zoom (ID 837.6979.3734) ou https://tinyurl.com/entrevistaube


Data: até dia 18 de julho de 2021

Exposição Virtual

Leonardo da Vinci – 500 Anos de um Gênio

Sucesso de público no MIS Experience, a exposição Leonardo da Vinci – 500 anos de um gênio retorna em versão digital, gratuita e com acesso facilitado.

Concebida pela Grande Exhibitions, a exposição é considerada a investigação mais completa e detalhada sobre o trabalho de Leonardo da Vinci a itinerar pelo mundo e apresenta 18 áreas temáticas que contam a trajetória do grande gênio renascentista.

Mais informações: MIS / SP