top of page
Buscar

Agenda Literária | Fevereiro | FIM DE MÊS

Para março, a Agenda Literária volta repaginada nesse 2021. Estou bem ansioso para que gostem do do que vou montar, abaixo já tem uma amostra de como ficará o modelo ;)


Enquanto março não chega, deixo aqui algumas dicas de evento para esse fim de mês para você curtir cultura e literatura!

Live de lançamento do livro “Arame farpado no paraíso” Bate-papo com o pastor português Tiago Cavaco

Pastor europeu e punk rock faz lançamento on-line de novo livro no Brasil.

Para falar sobre seu novo livro, que é um diário viagem teológico, o autor português Tiago Cavaco estará num bate-papo ao vivo no canal Bibotalk.

Um europeu que visitou o Brasil e extraiu diversas experiências em território brasileiro, Tiago Cavaco fará uma Live de lançamento oficial da obra pelo YouTube.


Sobre o livro: Arame Farpado no Paraíso é mais do que um choque de cultura e crenças. Apresenta um relato impressionante com sutileza, raciocínio, sensibilidade, além de emocionar nos detalhes ao compreender e mostrar a dura realidade nacional.

Sobre o autor: Tiago Cavaco é pastor da Igreja da Lapa, em Lisboa, Portugal. É formado em Ciências da Comunicação pela Universidade Nova de Lisboa. Músico, compositor e cantor, fundou, com Samuel Úria, a editora musical FlorCaveira. Escreve regularmente em seu blog Voz do Deserto (vozdodeserto.blogspot.com). É casado com Ana Rute e pai de Maria, Marta, Joaquim e Caleb.

Data: 24 de fevereiro de 2021 (quarta-feira), às 15h


 

Live de lançamento do livro “Português brasileiro: a língua que falamos” de Stella Maris Bortoni-Ricardo

Pode ser um chavão, mas falar em nossa língua materna é algo tão natural quanto respirar. Porém, é raro pararmos para pensar no idioma que usamos no dia a dia. Afinal, que português é esse que falamos? É verdade que é a língua mais difícil que existe? Como é a nossa língua no cotidiano?

Para marcar o lançamento de Português brasileiro: a língua que falamos, a editora Contexto realizará uma live com a autora, a professora Stella Maris Ricardo-Bortoni. O encontro será mediado pela professora da UFRJ Maria Cecilia Mollica.

Sobre o livro: Ela nos acompanha do momento do primeiro “bom-dia” até o “boa-noite”. A obra é uma conversa coloquial sobre a língua que mais falamos no Brasil, o português brasileiro, com especial atenção ao que os falantes pensam, suas crenças e opiniões.

Sobre a autora: Stella Maris Bortoni-Ricardo é professora titular aposentada de Linguística da Universidade de Brasília (UnB), onde atuou na Faculdade de Educação (graduação e pós-graduação), no doutorado em Linguística, foi diretora do Instituto de Letras e coordenadora de pós-graduação em Linguística e em Educação. (Saiba mais sobre a autora e seus livros).

Data: 25 de fevereiro de 2021 (quinta-feira), às 16h

Local: YouTube ou Facebook da Editora Contexto


 

Curso: A Literatura para crianças como interpretação do Brasil

No curso será analisada a formação da literatura para crianças no Brasil que, dado o seu conteúdo, suas particularidades e características que permeiam seus textos, nos permite discutir qual país surge de sua leitura. Mesmo sendo uma nação não leitora, ou muito pouco leitora, consideramos haver pistas do brasileiro que, por exemplo, emerge do contato com autores como Tales de Andrade, Viriato Correa e, principalmente, Monteiro Lobato.

Além disso, será observado o momento atual da literatura infantil. Será analisado o trabalho de escritores e ilustradores contemporâneos.

Organização: Letras Coletivas

Em duas aulas virtuais, 25/02 e 04/03 (quintas-feiras), das 19h às 20h30, o curso será ministrado pelo Professor Dr. Ricardo Ramos Filho.


Para mais informações e para matricular-se, CLIQUE AQUI.

 

Peça online JIMMY de Luccas Papp

“Jimmy” é o nome desse espetáculo. Mas poderia ser qualquer outro. Réu de um julgamento com razões desconhecidas, o jovem narra a sua vida e a forma como se relacionou com a família, seus amores e, principalmente, a descoberta e a aceitação de sua homossexualidade. Casos de agressão, desrespeito e preconceitos cotidianos dividem espaço em sua biografia com uma vontade enorme de ser feliz e amado. Um retrato cru e fiel da realidade de uma minoria que grita por voz e justiça.

Escrito durante a Pandemia do COVID-19, o texto é fruto de uma longa pesquisa do autor/ator Luccas Papp, que criou uma história livremente inspirado em diversos depoimentos de membros da comunidade LGBTQIA+. A potência da obra está na forma direta e singela com que os episódios corriqueiros da vida de Jimmy são facilmente encontrados em qualquer contexto social do país. A montagem do monólogo, com cenografia e luz simples, é pensada como uma possibilidade importante para a resistência teatral nos tempos de pandemia, ainda mais de maneira on-line.

Data: 27 de fevereiro de 2021 (sábado), às 19h (Última apresentação!)


 

Peça A Bicicleta de Papel, de Luccas Papp

A história se passa na virada do milênio, durante a noite do dia 31 de dezembro de 2000, onde se encontra Ian (Luccas Papp), um rapaz que poucos meses antes ultrapassou o farol vermelho e sofreu um acidente que matou toda sua família e lhe transformou em uma figura solitária e repleta de culpa. Suas únicas companhias são um gravador, uma bolinha de borracha e o peru que nunca fica pronto. É nesse momento que Noah (Leonardo Miggiorin), seu melhor amigo, entra em sua casa com uma missão: Passar o ano novo com Ian e provar-lhe que ainda há tempo para viver e ter esperança em dias melhores.

“É um texto que que escrevi há dois anos, nem imaginava que o mundo iria virar de ponta cabeça. É uma história sobre traumas, mas acima de tudo é sobre a capacidade de se perdoar. Meu personagem enfrenta um processo difícil para se libertar e construir algo novo. A dramaturgia é permeada por diálogos curtos, entrecortados, alguns monólogos narrativos, e retrata muito a cultura pop daquela época”, conta Luccas Papp, ator e autor da peça.


Evento presencial tomando todas as medidas de precaução contra a COVID-19

A Bicicleta de Papel

Texto: Luccas Papp

Direção: Ricardo Grasson

Elenco: Leonardo Miggiorin e Luccas Papp

Local: Teatro das Artes (3º piso do Shopping Eldorado).

Av. Rebouças, 3970 – Pinheiros – São Paulo/SP


 

Quer ter seu evento divulgado na Agenda Literária?

Envie um e-mail para: contato@blogvidadeescritor.com.br

Atenção: No Assunto, escreva "Agenda Literária".

O envio da pauta, não garante divulgação no blog. Todas as matérias passam por uma avaliação.


bottom of page