top of page
Buscar

Centenário Clarice - 2020

Diferente do que muitos acham Clarice Lispector não era brasileira. Célebre autora de nossa literatura, ela nasceu em terras ucranianas em 10 de dezembro de 1920 e se viva em 2020 completaria 100 anos de vida.

Filha de Pinkouss e de Mania Lispector, Haia, nome verdadeiro de Clarice, veio para o Brasil muito pequena, quando seus pais resolveram migrar para terras brasileiras.

Perto do Coração Selvagem” foi seu livro de estreia, publicado em 1943 e premiado pela Fundação Graça Aranha. Mas foi em 25 de maio de 1940, que a revista PAN lançou seu número 227 e continha o conto da jovem Clarice intitulado “Triunfo” e assim se abriam as portas das letras para a fantástica escritora.

Infelizmente Clarice adoeceu muito jovem e com 56 anos, um dia antes de seu aniversário de 57, faleceu vítima de câncer e deixou dois filhos e como herança histórica para humanidade, livros como “A Hora da Estrela” e “A Paixão Segundo G.H.”.

2020 é o ano do centenário de Clarice Lispector e o ano no meio literário está um tanto quanto movimentado! Várias ações já estão sendo feitas e mais estão por vir.



A Editora Rocco, por exemplo, que hoje publica as obras da autora, criou um site especial com a biografia completa da célebre artista, como também irá lançar edições especiais das principais obras durante o ano.

Para apaixonados por livros como eu e você que lê esse post, coisa melhor não tem, né?

Segue o link do site especial da Editora Rocco:

Já o SESC-SP, apresenta duas peças, que eu acho que é só o começo de muitas que vem por aí, sobre a autora. A primeira, inclusive já havia anunciado na AGENDA LITERÁRIA de janeiro, que é “Minhas Queridas” e fica em cartaz até 08 de fevereiro no SESC Pinheiros. O texto fala de correspondências trocadas entre Clarice e suas irmãs Elisa e Tânia nas décadas de 1940 e 1950.

Já a segunda peça, terá apresentação única no dia 28 de fevereiro no SESC Avenida Paulista e é uma mistura de show musical e interpretação, intitulada “Outra Hora da Estrela”, homenageia Clarice e traz clássicos da nossa MPB.

O ano não poderia brindar de outra forma melhor que não fosse a sétima arte, “A Paixão Segundo G.H.”, um dos maiores clássicos da literatura nacional e um dos mais famosos livros da nossa autora homenageada, ganha espaço nas telonas em 05 de novembro e interpretação de Maria Fernanda Cândido como protagonista.

Em entrevista para o site Adoro Cinema, a atriz disse o seguinte: "Fazer Clarice Lispector é mais especial", pois também é apaixonada pelos livros da centenária autora.

Com tudo isso, eu não poderia deixar de lado essa homenagem. E durante todo o ano, mais precisamente todo dia 10 de cada mês, teremos uma matéria especial no blog, sobre Clarice Lispector.

Começamos bem. Não começamos?

Em fevereiro tem mais! Enquanto isso, conheça uma das obras dela que você ainda não leu e divirta-se nas páginas da autora.


Por Eliaquim Batista.

bottom of page