Receba nossas atualizações

  • Branca Ícone Instagram
  • Ícone do Facebook Branco
  • Branca Ícone Amazon
  • Branca ícone do YouTube

© 2020 por Eliaquim Batista - Blog Vida de Escritor.

São Paulo / SP

Clarice Lispector - Década de 40 - Parte 1

Três anos após sua participação na revista PAN, em 1943, Clarice Lispector lança seu primeiro livro "Perto do Coração Selvagem".

O livro narra a vida de Joana, uma menina órfã que não se lembra da mãe e que passa alguns poucos anos com o pai, pois logo em seguida, ele vem a falecer e ela vai morar com os tios e encontra um lar duro e severo. Não muito tempo depois, é levada para um colégio interno e lá conhece o professor Otávio, por quem se apaixona e assim começa a grande jornada do livro.

O livro foi muito aclamado pelo público e nossa querida autora não foi mais uma espectadora na Geração de 45, e sim uma das protagonistas entre tantos autores maravilhosos, marcando história até os dias de hoje!

Entre tantos nomes de sua época, vale citar: João Cabral de Melo Neto, João Guimarães Rosa, Lygia Fagundes Telles e Mário Quintana.

Clarice recebeu maravilhosas críticas com "Perto do Coração Selvagem" e rendeu para si o prêmio de melhor romance de estreia pela Fundação Graça Aranha.


No próximo post, vamos falar dos outros dois livros de Clarice Lispector publicados na década de 1940, que são O Lustre e A Cidade Sitiada.


Por Eliaquim Batista.