Buscar

Divulgados os finalistas do Prêmio Flipoços

E eu já tenho minha torcida!


O Festival do Livro de Poços de Caldas foi lançado em 2006 e na abertura de cada um dos festivais foi criada uma premiação com diversas categorias, sejam eles inéditos, ou já publicados.

E em 2021, meu amigo Rogério Duarte é finalista na categoria "conto já publicado" com o texto "O menino que não sabia rezar", que é o último conto do seu último livro, o "Contos de Elevação e Desapontamento" (Scortecci Editora, 2019).


O conto se inicia com um Mendigo em uma estação de metrô da zona sul de São Paulo que faz um desafio para todos que passam, ele quer ver quem consegue fazê-lo chorar. Ele é observado por dois adolescentes curiosos que não tem uma história para contar ao homem.


Até que um senhor se apresenta e começa a contar a história de um menino que nunca tinha rezado. Nem Pai-nosso, Ave-Maria, ou nossas orações espontâneas, mas o mais intrigante é que ele não acreditava em absolutamente nada, não tinha fé.


É um conto rico em detalhes e faz o leitor pensar em cada detalhe e nos personagens da trama. E o mais legal é que para aqueles de Sampa, como eu, conseguem imaginar cada um dos cenários descritos pelo autor. O colégio Católico, as catracas do metrô e assim por diante.


A religiosidade também está viva no conto de elevação. Apresenta, em especial, elementos Católicos, Protestantes e figuras das religiões de matrizes africanas. Assim, é possível enxergar como o autor foi cuidadoso e citou termos teológicos com propriedade e de forma certeira.


Outro conto do livro que merece destaque, pelo menos na minha simples opinião, é Como nascem os palhaços. Apesar do título, é uma das histórias mais tristes de todo o livro. Chorei sozinho no metrô quando li, mas também refleti por dias que quem está por trás da maquiagem de um palhaço, pode não ser tão feliz assim...


Conheci o Rogério em 2019, quando ele publicou os “Contos de Elevação” pela Scortecci Editora e eu também estava em trabalho de edição. Como o destino nos prega muitas peças, fiz o lançamento do meu livro em um evento coletivo de fim de ano da editora e um dos autores, especialmente o que ficou ao meu lado, foi o Rogério e ele é uma pessoa incrível em todos os sentidos, de verdade!


Um tempo depois, aumentamos ainda mais o convívio devido sermos da UBE (União Brasileira de Escritores), onde o Rogério é Secretário-Geral da Instituição e apresentador da Terça Literária, programa online de entrevistas semanais da associação, sempre às 19h30.


Adquira o livro Contos de Elevação e Desapontamento do Rogério Duarte (Clique aqui).



Receba nossas atualizações

  • Branca Ícone Blogger
  • Branca Ícone Instagram
  • Ícone do Facebook Branco
  • Branca ícone do YouTube

© 2021 por Eliaquim Batista - Blog Vida de Escritor.

São Paulo / SP