Espetáculo Desempregada marca estreia da companhia Matamoscas Teatral no cenário dos espetáculos paulistanos
Com breves interações do público e de mídias tecnológicas, a peça apresenta uma típica moça (Ana Alencar) que acaba de entrar na triste fila de desempregados do país e que tenta cumprir os passos da jornada do herói de Joseph Campbell, técnica usada até os dias de hoje por escritores, editores, roteristas de cinema, teatro, streamming e televisão, e apresentada na obra clássica "O Herói de Mil Faces" (Cultrix / Pensamento).
O modelo do autor estadunidense já foi reconstruído, revisitado por outros especialistas em escrita criativa e roteiro, como o caso da dupla de autoras Beatriz Del Picchia e Cristina Balieiro, que apresenta o feminino dentro da saga de Campbell.
Mas, voltando para Desempregada, a jovem conta com ajuda de um Herói de Verdade (Franco Cammilleri), seu grande treinador para que ela vire uma verdadeira heroína, e do Contrarregra (PV Hipólito) que vive mascarado mascarado. Para atrapalhá-la na missão, sua ex-chefe se transforma em sua Arqui-Inimiga (Carin Lima).
Com o objetivo de ser uma comédia e ao mesmo tempo uma crítica ao governo de Jair Bolsonaro, seus apoiadores e como as pessoas andam deprimidas e cansadas nos dias atuais, Desempregada tenta trazer uma reflexão e que o espectador reconheça a si mesmo na protagonista ou alguém de seu ciclo social e nas "sacadas" do período nefasto vivido entre 2018 e 2022 e que infelizmente ainda se apresenta em 2023.
Matamoscas Teatral é um grupo de amigos formado na época de faculdade e que começa a caminhar no cenário da arte e palcos paulistanos com a montagem de Desempregada. Os jovens tem o desafio de agradar um público cada vez mais exigente da cidade que nunca dorme.
Serviço
Peça: Desempregada
Até 12 de fevereiro. Sábados, às 20h30, e domingos, às 19h
Local: Giostri Livraria Teatro
Rua Rui Barbosa, 201
Capacidade: 60 lugares
Duração: 70 min
Classificação indicativa: 12 anos
Sugestões de leitura sobre o tema da peça:
Abraços Literários,
Comments