top of page
Buscar

Dia Nacional do Livro Infantil

Hoje, dia 18 de abril é o Dia Nacional do Livro Infantil. A data foi escolhida em homenagem ao nascimento de Monteiro Lobato, criador do Sítio do Pica-pau Amarelo e por muitos, considerado o pai dos livros para crianças.



Para comemorar com vocês esse dia, indico, recomendo e apresento a coleção “Brasileirinhos”, da Paulus Editora, que conta a vida de quinze brasileiros, sendo seis escritores.


De forma suave, acessível e com belas ilustrações de Demóstenes Vargas, Fabiana Salomão, Luiz Maia e Robson Araújo. As biografias são apresentadas para as crianças em livros especiais para a fase infantil e acredito que o momento da leitura pode ser um tanto quanto especial se lido junto com os pais.


Conheci a coleção “Brasileirinhos” da Editora Paulus através de um desses mil e-mails que recebemos de promoções. Quando vejo que é de uma editora, leio, ou pelo menos dou uma olhada rápida.


Aí me deparei com o primeiro livro que comprei da coleção: “Jorge, o amado escritor”. Por acaso, estava terminando de ler a biografia do autor baiano escrita por Josélia Aguiar e na faculdade, em meu último semestre, conheci a obra dele.


E achei linda a forma como a autora Lúcia Fidalgo conta a história de vida de alguém para uma criança, de forma lúdica e com uma linguagem simples. E mais do que uma leitura só para os pequenos, é possível dizer que são livros para toda a família ler e viajar.


Cada livro da coleção, dos que comprei até agora, conseguia imaginar a cena e a trajetória de vida que ia sendo contada, por conhecer um pouco do de cada uma das personalidades. Mas aqueles que nunca ouviram falar daquele que é o tema do livro, vai se apaixonar e se criança, irá contar a historinha aos amigos, se for adulto, irá pesquisar mais da obra e da vida de quem leu.


O que mais me surpreendi e me apaixonei foi o intitulado “Carlos, menino poeta”, que narra a vida do poeta mineiro Carlos Drummond de Andrade. Pois com uma forma poética, nos faz lembrar os versos do autor de “No meio do caminho” e “Quadrilha”.


É apaixonante! Por isso digo que vale a pena presentear seu filho, sobrinho, enfim... Uma criança com um livro da coleção “Brasileirinhos”.




bottom of page