top of page
Buscar

Ela também cantava, sabia?

Álbum com composições de Carolina Maria de Jesus chega às plataformas de áudio gratuitamente através do Selo Sesc.


Carolina Maria de Jesus foi uma artista completa, mesmo sendo conhecida por muitos apenas como a autora de Quarto de Despejo - Diário de uma favelada, ela era cantora, estilista, artista de circo e expressava seu lado artístico em muitas outras formas.


Entre essas formas, foi compositora e em 1961, gravou o disco homônio ao seu livro de maior sucesso. E a boa notícia é que agora em 2023, o Selo Sesc acaba de lançar nas principais plataformas digitais com o título Bitita - As composições de Carolina Maria de Jesus.



O projeto tornou-se conhecido no fim do mês passado, quando foi lançado o single Moamba e no último dia 3, o álbum com doze músicas foi lançado nas melhores plataformas de áudio.


Confesso que escutei todas as músicas assim que soube que o álbum seria lançado e ao escutar cada faixa, é possível notar que muitos problemas sociais que a compositora vivia, infelizmente são vividos até hoje, como em uma das canções que diz: "Rico quer guerra, pobre vai pra guerra" (Trecho de O pobre e o rico) e Moamba que diz:


"Eu não tenho casa / Nem comida pra comer / Ai, meu Deus, trabalho tanto / E vivo nesse miserê [...] Eu sofro tanto / Vivo a minha provação / Todo mundo come carne eu só como arroz e feijão"


Bitita - As composições de Carolina Maria de Jesus tem como produtora do projeto Sthe Araujo, que também é intérprete de algumas das canções. Outros artistas que cantam Carolina ao longo do álbum são Nega Duda, Girlei Miranda e Mestre Nico e o lançamento é do Selo Sesc.


Escute agora uma faixa:



Abraços Literários,


Comments


bottom of page