Um filme que fez história com todos os brasileiros que viveram de 2000 até os dias hoje, tem a sua continuação em cartaz nos melhores cinemas do Brasil, como no Cinesystem do Bourbon Shopping São Paulo, e já ultrapassa mais de 3 milhões de espectadores!

Cartaz de O Auto da Compadecida 2
Fora o humor do começo ao fim, a religiosidade do brasileiro, mais ainda a do nordestino, é ingrediente fundamental de O Auto da Compadecida 2, pois João Grilo (Matheus Nachtergaele) é tratado como Santo a partir da boca de Chicó (Selton Mello), que conta para quem quer ver, alguns versinhos de como seu amigo morreu e ressuscitou. O sertanejo se mostra um mestre de cordel, mesmo que não saiba disso, já que nunca frequentou a escola. E se você conhece um pouquinho do gênero literário, já vai pensar no folhetinho de cordel. Será que Chicó tem um que conta a história do ressuscitado João Grilo ou seu amigo precisará voltar para lhe arrumar um, ou ainda arrumar alguém que lhe arrume esse bendito livrinho com capa de xilogravura?
A cidade de Taperuá está ainda mais triste e devastada pela seca. Fato que poucos percebem, mas que pensei ao assistir ao filme, é que a Igreja está sem um Padre, ou um responsável por ela. Não se essa é a condição do local desde a década de 1930, quando acontece o primeiro filme e o cangaceiro mata o Padre e o Bispo de uma vez, ou se por qualquer motivo não enviaram um novo Pároco para a cidadezinha.
Presumo eu, que a seca que invadiu a cidade foi tanta, que desistiram de enviar um novo religioso para a localidade. Chicó então, se faz de esperto e transforma da Sacristia em seu quartinho ao lado do altar e do sacrário, sem nenhuma vergonha. E é ali que acontece provavelmente a primeira cena cômica do filme: O retorno de João Grilo. Será que o personagem volta em carne e osso mesmo?

Fora as gargalhadas por todo o cinema, a crítica social está ainda mais presente do que no primeiro filme da série. Políticos que só querem o poder e não a luta pelo direito do povo. Donos de terra que tem muito exploram o povo que não tem nada. E a Taperuá da década de 1950, período em que acontece o filme, também passa o choque da industrialização, fenômeno que invadia o do país na época, e empresários buscam o lucro sem medida do povo simples e sem conhecimento. Isso para citar alguns exemplos.
Sem contar a luta por sobrevivência de famílias que sofrem com a seca, e por vezes deixam a sua terra sem destino a procura de vida. Enquanto quem fica, sofre a falta de água, seja para beber ou cozinhar, ou seja, quem tenta sobreviver, e que infelizmente é monopólio dos mais abastados.
E mesmo com tantos anos após o primeiro longa e diferente da adaptação de 2000, que aconteceu com diversas cenas externas e agora todo o filme foi rodado em estúdio, uma coisa não mudou: Os personagens continuam eles mesmos: João Grilo, muito esperto e sempre passando a perna em um ou outro. Já Chicó, mentiroso como poucos e se alguém o aperta por notar a enrolada, ele solta a sua frase icônica: “Sei não, só sei que foi assim”.
Isso é comprovado por Selton Mello, pois na coletiva de imprensa do filme no fim do ano passado, o ator comentou o seguinte sobre o seu personagem: “Chicó continua frouxo e sonhador até demais, uma verdadeira criança. Ele é frouxo até demais, mas quando fala de mulher, ele cria uma coragem de outro mundo”.

O ator ainda comentou que ao entrar no set pela primeira vez e sem saber se conseguiria ou não trazer a mesma beleza do primeiro filme, perdeu toda essa incerteza ao ver Matheus Nachtergaele colocar o dentinho torto de João Grilo e em seguida ficar vesgo como o personagem. Naquele momento ele pensou algo como “Estamos de volta! Olha ali o meu amigo, olha João Grilo!”. Ali, Chicó já havia voltado automaticamente em seu coração.
A pergunta para você que ainda não assistiu o filme e que fica é a seguinte: Em que momento da trama Taís Araújo entrará em cena como a Compadecida? Será que a esperteza de João Grilo vai virar contra si mesmo e ele morre novamente? E se isso acontecer, será que ele ressuscitará mais uma vez? Mas como isso é possível? Nem Nosso Senhor Jesus Cristo ressuscitou duas vezes, quem dera um amarelo mentiroso como o Grilo???
Assista ao filme e depois a gente conversa! Só sei que caso eu não escutasse o versinho “A vaca mansa dá leite, a braba dá quando quer. A mansa dá sossegada, a braba levanta o pé. Já fui barco, fui navio, mas hoje sou escaler. Já fui menino, fui homem, só me falta ser mulher. Valha-me Nossa Senhora, mãe de Deus, de Nazaré!”, eu voltaria para casa querendo bater em Guel Arraes e Flávia Lacerda, diretores do longa.

Capa de Auto da Compadecida - Edição Comemorativa de 70 anos (Nova Fronteira), de Ariano Suassuna
A Nova Fronteira, editora do Grupo Ediouro, acaba de lançar uma edição comemorativa de O Auto da Compadecida, em comemoração aos 70 anos da obra original de Ariano Suassuna. A obra conta com capa dura e ilustrações inéditas de Manuel Dantas Suassuna, filho do autor. Além disso, está em pré-venda o box O Pasto Incendiado: Poesia completa, que pela primeira vez trás a junção de toda a obra poética do pai de João Grilo e Chicó.
O diretor Guel Arraes, revelou que o roteiro da continuação de O Auto da Compadecida 2 pode virar livro e que conversas com a editora de Suassuna e com os herdeiros do autor já estão acontecendo. Vamos torcer para em breve termos um novo livro da dupla nordestina mais engraçada e famosa do Brasil!
Enquanto isso não acontece, vamos ao cinema, especialmente no Cinesystem do Shopping Bourbon São Paulo! E sabe por que te indico pra ir lá?
Só com o Cinesystem do Shopping Bourbon São Paulo, os leitores do Blog Vida de Escritor e os meus seguidores nas mídias sociais tem R$ 10,00 de desconto!
E para você conseguir esse benefício, é bem fácil:
Entre neste site e escolha a sua sessão de O Auto da Compadecida 2: https://www.ingresso.com/cinema/cinesystem-pompeia?city=são-paulo
Depois, siga as instruções e no momento de selecionar a forma de pagamento, procure por “Cupom e vale-presente”, basta inserir o seguinte cupom: ELIAQUIM
Aí é só realizar o pagamento e os ingressos chegam no seu e-mail!
E enquanto você vai para o cinema, vou te dar uma sugestão: Que tal escutar a trilha sonora do filme?
Acesse no Spotify a playlist exclusiva com as canções originais de O Auto da Compadecida 2!
Abraços Literários,

Comments