top of page
Buscar

5 livros esperados para 2020

2020 será um ano de muita cultura no Brasil, como também para a literatura.

As editoras estão se preparando bem para o início do ano. Para quem gosta de um bom livro, será hora de aproveitar livro bom que está por vir!

Abaixo vamos listar alguns livros interessantes e apostas para o ano novo:


1) A Guerra pela Uber

Autor: Mike Isaac

Editora: Intrínseca

Gênero: Não Ficção


Quando falamos sobre serviços de transporte por aplicativo é quase impossível não pensar na Uber. A empresa, fundada em 2009 no Vale do Silício, foi uma pioneira na área e revolucionou a maneira como pessoas e mercadorias se deslocam.

Em junho de 2017, Travis Kalanick, o agressivo CEO da Uber, foi deposto em uma reunião do seu próprio conselho diretor, em um golpe que levou a um ano brutal para a gigante do transporte. A Uber estava no topo do mundo da tecnologia, mas para muitos a empresa era justamente o símbolo do que havia de mais podre no Vale do Silício.

Com base em centenas de entrevistas com funcionários atuais e antigos da companhia, além de documentos inéditos, A guerra pela Uber é uma história de ambição e mentiras, riqueza obscena e mau comportamento que explora como a inovação tecnológica e financeira culminou em um dos períodos mais catastróficos da história corporativa americana.

Fonte: Site da Intrínseca


2) Stranger Things: Cidade nas Trevas

Autor: Adam Christopher

Editora: Intrínseca

Gênero: Ficção


A terceira temporada de Stranger Things causou grande comoção, e o último episódio deixou os fãs perplexos e ansiosos por respostas. As pistas estão lançadas em Cidade nas trevas, segundo livro oficial da série, que explora o passado de um dos personagens mais queridos do público: o chefe de polícia Jim Hopper.

O livro se passa entre a primeira e a segunda temporadas, lá em 1984, quando Eleven está comemorando seu primeiro Natal ao lado de Hopper. Infelizmente, Mike, Dustin e Lucas estão passando as festas de fim de ano longe o suficiente para que seus rádios não funcionem, e isso significa que a menina está mais do que entediada.

É a primeira comemoração familiar do policial com Eleven, sua chance de aproveitar momentos de tranquilidade com a filha adotiva. Mas a menina tem outros planos. Contra a vontade de Hopper, ela vasculha uma caixa em que está escrito “Nova York”. É aí que começam as perguntas. Por que Hopper foi embora de Hawkins anos atrás? Por que nunca contou sobre Nova York? O que ele está escondendo?

Embora prefira enfrentar uma horda de demogorgons a mergulhar em seu passado, Hopper sabe que não pode mais esconder a verdade. Por isso, ele conta a Eleven os detalhes de um dos casos mais avassaladores de sua carreira, o último antes de tudo mudar...

Em 1977, após retornar da Guerra do Vietnã, ele se muda com a esposa e a filha para Nova York e passa a atuar na divisão de homicídios. A cada dia, se depara com inúmeras tragédias, mas nenhuma se compara a uma série de assassinatos brutais e incompreensíveis.

Fonte: site da Intrínseca


3) A Vida Mentirosa dos Adultos

Autora: Elena Ferrante

Gênero: Romance


Elena Ferrante também é famosa por proteger obstinadamente sua verdadeira identidade. Um anonimato que ela considera necessário para dar mais peso a seus personagens e intrigas, embora alguns também tenham visto nesta escolha uma estratégia comercial inteligente por parte da autora e de sua editora.

O pouco que se sabe do novo livro é sobre a adolescência de Giovanna, moradora de um bairro de classe média de Nápoles, de seus 12 a 16 anos.

Fonte: G1

4) Biografia de Villa-Lobos

Autor: Rodrigo Alzuguir

Editora: Companhia das Letras

Gênero: Biografia

Em 2020, a Companhia das Letras publicará uma biografia sobre o grande compositor e maestro, escrita por Rodrigo Alzuguir – músico, pesquisador e autor da biografia de Wilson Baptista.

Na obra o leitor poderá conferir documentos pessoais, fotografias raras, manuscritos, além de uma biblioteca incrível com praticamente tudo o que se escreveu sobre ele desde meados do século passado.

Fonte: Blog da Ed. Companhia das Letras

5) Centenário de Clarice Lispector


Como citado por MOISÉS (2006), em sua obra “A Literatura Brasileira através dos textos”, Clarice nasceu em Tchetchelnik (Ucrânia, URSS), a 10 de dezembro de 1920. Os primeiros anos da escola cursou em Recife, pois veio ao Brasil logo com meses de vida. E estuda Direito no Rio de Janeiro.

2020 comemoramos o centenário de seu nascimento e toda a obra de Clarice será reeditada com um novo projeto gráfico, tanto de capa quanto de miolo, assinado pelo premiado designer Victor Burton. Além disso, os livros serão enriquecidos com ensaios de importantes críticos e estudiosos, publicados como posfácios.

A editora já lançou os três primeiros livros da célebre autora nacional: “A cidade sitiada”, “O ilustre” e “Perto do coração selvagem”.

Também para comemorar, o grupo editorial preparou um canal dentro de seu website sobre o trabalho da autora.


Feliz 2020 e muita leitura para todos nós!

Votos de paz e bem nesse ano que se inicia,

Eliaquim Batista.

bottom of page