top of page
Buscar

Três autores que talvez você não conheça e que vão estar na FLIP

Festa Literária de Paraty acontece a partir de amanhã e vai até domingo. O tradicional evento literário trará Maria Firmina dos Reis como homenageada da edição.



Há 20 anos, a Flip é uma experiência única: os encontros são promovidos durante quatro dias de Festa e em 2022 acontece de 23 a 27 de novembro. O evento, atravessa as ruas da cidade de Paraty e ocupa os espaços públicos com cultura de muita qualidade.


Confira três dicas de autores que irão promover eventos que acontecerão na FLIP e se estiver em Paraty / RJ, marque sua presença.


Ana Flávia Magalhães Pinto


A pesquisadora, ativista, professora, escritora pela inclusão racial, é autora do livro Imprensa Negra no Brasil do Século XIX (Selo Negro, 2010) obra que faz parte da coleção Consciência em Debate, será uma das palestrantes na abertura do maior encontro de literatura da América Latina.

Mesa dedicada à autora homenageada pela Flip 2022, Maria Firmina dos Reis, que enfrentou anos de invisibilidade e esquecimento, mas produziu primorosos relatos para a história da literatura brasileira. O evento pretende provocar um debate produtivo sobre gêneros literários, abolicionismos e a história do Brasil.

Dividem a mesa com a Ana Flávia, Fernanda Miranda, Midria, Slam das Minas e conta com a mediação de Adriana Couto. A mesa acontece na quarta-feira, 23/11, às 20h, no Auditório da Matriz (Praça da Matriz, Paraty / RJ) e é o evento oficial de abertura da Festa Literária Internacional de Paraty.

Os ingressos para este e outros eventos oficiais, estão disponíveis no site da INTI (Clique aqui).

 

Rogério Duarte


Meu amigo Rogério Duarte, Secretário-Geral da UBE (União Brasileira de Escritores), irá ser o mediador da mesa de debate "A literatura pode fortalecer a democracia? Como?".

Mesa que tem como objetivo explorar os caminhos que a literatura percorre e pode percorrer como raiz da formação cidadã, alimento para a reflexão de ideias e universos plurais; ampliação de repertórios históricos e imagéticos, fortalecimento de redes e comunidades literárias que podem contribuir para experimentar e organizar a sociedade como perspectiva democrática.

Rogério Duarte é editor e escritor. Doutor em Letras pela USP, pesquisou a obra do autor português José Cardoso Pires. Foi professor por 28 anos - do ensino fundamental ao superior, em escolas públicas e particulares, e em preparatórios para vestibular e concurso público. É autor de material didático. Publicou dois livros: o romance Carta ao Meu Pai (2017) e os Contos de Elevação e Desapontamento (2019). Foi jurado do Prêmio Jabuti nos anos de 2017 e 2018. Em 2022, tornou-se editor na Editora Hedra, responsável pela Metabiblioteca, coleção de clássicos da Língua Portuguesa. Desde 2019, é Secretário-Geral da União Brasileira de Escritores (UBE).

O debate acontece no dia 25 de novembro, às 14h, na Casa Gueto (Rua Benedito Telmo Coupê, 277 – Centro – Paraty / RJ). Fora o Rogério, foram convidados para o evento os seguintes autores: Paula Fábrio, Pedro Marques, Pablo Simpson, André Francisco e Vitor Hugo Fernandes.

 

Mazé Torquato Chotil


A autora nasceu em Glória de Dourados / MS e reside em Paris desde 1985. Jornalista, pesquisadora, é doutora em Informação e Comunicação pela Paris VIII e pós-doutora pela EHESS. Entre seus livros, podemos destacar Na Rota de traficantes, No Crepúsculo da vida e Nascentes vivas, além de livros em francês.

Na FLIP, Mazé lançará o livro Na Sombra do Ipê (Editora Patuá), no dia 25/11, sexta-feira, às 14h. O evento acontecerá na Casa Gueto (Rua Benedito Telmo Coupê, 277 - Centro / Paraty / RJ).

Na Sombra do Ipê é uma história de câncer, de amizade, de tempo que passa, de amor à vida situada em dois universos: Paris, onde mora, e lugares do Mato Grosso do Sul, onde nasceu a autora.

Entre em contato com a autora através de seu Facebook (clique aqui).


 

As discussões promovidas nas mesas literárias reverberam nas ruas coloniais da cidade, permitindo a construção de novas visões e formas de conhecimento, que reafirmam a riqueza de sua cultura. E os dias de realização da Flip são uma oportunidade de mostrar para o mundo essa cultura tão particular.


Os ingressos para cada uma das 20 mesas principais estão sendo vendidos separadamente pelo site da INTI (Clique aqui para adquirir).


Abraços Literários,


Comentários


bottom of page