top of page
Buscar

Jovem em Destaque | MATHEUS COSTA

Após sucesso por atuar em novelas globais como “Cobras e Lagartos” e “Malhação”, MATHEUS COSTA vive seu primeiro protagonista no cinema, no filme “DERRAPADA”, adaptação do livro “SLAM”, de Nick Hornby


Você pode não conhecer de nome, mas com certeza já viu o rosto do Matheus Costa na telinha. Com apenas 24 anos, ele já tem em seu currículo novelas como América, Cobras e Lagartos, Malhação, e na série Sob Pressão. Já nas telonas, o jovem estreia esse ano Fazendo Meu Filme e Desapega!, em que viverá par romântico com Maísa Silva. Sem se esquecer de seu grande desafio: dar vida a Samuca, personagem principal do longa “Derrapada”, adaptação do livro “Slam” de Nick Hornby.



Confira agora um pouquinho de como foi para o Matheus trabalhar neste filme em que vive o protagonista Samuca e fala de seus próximos projetos:


Eliaquim Batista: Matheus, na trama do longa “Derrapada”, você vive seu primeiro protagonista, o menino Samuca, que aos 17 anos engravida a namorada Alice (Heslaine Vieira). Como foi a criação do personagem e como é dar vida para o adolescente skatista?

Matheus Costa: É muito gratificante poder contar a história do ponto de vista do meu personagem. É um momento que eu faço parte do processo criativo e acompanho início, meio e fim de toda produção. Também foi a primeira vez que fiz uma cena de sexo, nunca tinha feito nada parecido. Toda a equipe conseguiu me passar confiança, e o resultado foi lindo. Samuca é um marco no meu processo de amadurecimento pessoal e profissional.


Eliaquim: Como foi que você entrou no elenco de Derrapada e como foi a escolha para dar vida ao protagonista? Foi por meio de teste, recebeu uma ligação?

Matheus: Em 2016, estava gravando a série Ernesto - O Exterminador de Seres Monstruosos e Outras Porcarias produzida pela Isabella Faya. No final das gravações, Bella me presenteou com o convite para dar vida ao Samuca. Fiquei muito lisonjeado, ela disse que o personagem foi escrito para mim. Sempre fiz testes, então isso me deu confiança como ator. Fiquei muito feliz.


Eliaquim: Sua mãe no filme é a Nanda Costa. Como foi atuar com a atriz? Vocês já se conheciam?

Matheus: Atuei com a Nanda quando era moleque. Ela sempre dizia: 'É minha primeira novela e a sua segunda! Você já é veterano!’. Tivemos cenas juntos na época, mas nunca imaginaria que anos depois seria ‘filho’ dela. Foi especial, não teria pessoa melhor. Fizemos uma dupla perfeita, ela é de uma generosidade gigante e acredito que conseguimos uma ótima conexão de mãe e filho.


Eliaquim: E com o diretor Pedro Amorim? Foi legal o trabalho dele em Derrapada?

Matheus: Quando soube que o Pedro seria o diretor, sabia que tudo seria maravilhoso. Trabalhei com ele no longa ‘Carlinhos e Carlão', e me apaixonei pela forma que ele comanda o set de forma leve. Quando nos reencontramos, foi mais fácil pois já conhecíamos as características um do outro. Ele me deixou livre para criar, sempre pegar a opinião da equipe para as cenas, isso é essencial em um diretor. Tenho muito orgulho de ter tido a oportunidade de cruzar meu caminho com o dele novamente.


Eliaquim: O Samuca, seu personagem, é fissurado por skate. Você também é fã dessas manobras radicais? Ou foram dublês que fizeram essas cenas pra você?

Matheus: Precisei fazer aulas de desenho e skate para ganhar segurança, aprender manobras básicas e para contracenar com Bob Burnquist. Quando era mais novo, fiz algumas aulas para uma novela, mas só sabia andar para frente e para trás (risos). Já fiz surf e judô, e acabou me ajudando a aprender mais rápido.

Parece fácil andar de skate, mas é bem complicado. Mesmo com aulas, não seria possível correr o risco de ter uma lesão ou qualquer outro machucado durante as gravações, e com certeza iria me ralar inteiro (risos). Tive um super dublê no set, mas tentei me arriscar em algumas cenas também, gosto de desafios!


Eliaquim: Matheus, para encerrar nossa conversa, gostaria de saber se você tem mais projetos na gaveta para esse ano.

Matheus: Estou feliz demais com esse momento na minha carreira. Ainda esse ano estreia o filme Desapega, em que interpreto Guto, par romântico da Maísa. Também participei de Férias Trocadas, em que dou vida ao João, um 'TikToker' famoso, filho de Carol Castro e Edmilson Silva, que se envolve com a sua fã, interpretada pela Klara Castanho, com participação da Aline Campos, e 'Cinco da Tarde', outra produção da Isabella Faya. Quero continuar estudando e trabalhando, ter novas oportunidades no teatro e na televisão. É importante um artista transitar por esses meios. Quanto maior a variedade e possibilidades, mais enriquecedor é.


Saiba mais sobre o Jovem em Destaque Matheus Costa:

Matheus Costa nasceu no Rio de Janeiro, em 1998. Aos 5 anos, estreou como ator em sua primeira novela, "América", em 2005. Desde então, Matheus interpretou vários personagens, incluindo 9 longas-metragens, 8 minisséries, 11 novelas e 4 peças de teatro. Ganhou dois prêmios (Prêmio Contigo e Prêmio Qualidade) com sua atuação em "Escrito nas estrelas" e "Cordel Encantado". Matheus é formado em Cinema e Artes Plásticas.


Saiba mais do filme Derrapada:

Em Derrapada, a vida de Samuca parece pela primeira vez estar dando certo quando ele descobre que a namorada, Alicia, está grávida. Além das consequências que isso traz para qualquer adolescente, Samuca fica inconformado por repetir a mesma “derrapada” de sua mãe, que engravidou dele também aos dezesseis anos e precisou lidar com a realidade de criar o filho de um pai irresponsável e ausente.


Siga o Matheus Costa no Instagram e conheça mais do talento do nosso Jovem em Destaque: @maatheuscosta


Siga o filme Derrapada no Instagram e fique por dentro da estreia do filme: @derrapadafilme


Abraços Literários,



Commentaires


bottom of page