top of page
Buscar

Laerte é eleita Intelectual do Ano

O anúncio se deu na quinta-feira, dia 23, através do site da UBE, organizadora do prêmio


A UBE usou seu site e suas mídias digitais para anunciar a vitória da cartunista, que tem mais de 50 anos de carreira. Com a vitória, Laerte receberá o Troféu Juca Pato 2021.



A premiação que concede o título de Intelectual do Ano, é realizada anualmente a personalidade que, no ano anterior, tenha se destacado em qualquer área de conhecimento e contribuído para o desenvolvimento e prestígio do país, na defesa dos valores democráticos e republicanos.


Laerte é a criadora de personagens, como: os "Piratas do Tietê", que apareceram pela primeira vez em 1983 na revista Chiclete com Banana; e o Homem-Catraca, que aparece em tirinhas de três ou quatro quadrinhos. Atualmente a intelectual é colunista da Folha de S. Paulo e em seus trabalhos sempre traz críticas sociais, políticas ou ideológicas.


Com a conquista, Laerte foi capa da Folha na sexta-feira, dia 24, e com sua irreverência, trouxe uma caricatura sua e do Juca Pato, personagem criado por Lélis Vieira e desenhado por Belmonte, que representa o escritor e intelectual brasileiro.



Laerte concorreu o prêmio com outros mestres das letras, como a jornalista Patrícia Campos Mello, a historiadora Lilia Moritz Schwarcz e os escritores Nélida Piñon e Carlos Nejar.


Em breve a UBE irá anunciar mais informações sobre a cerimônia de entrega do Prêmio.


Deixo aqui, os meus parabéns para a cartunista! Conquista merecida!


Abraços Literários,


Comentarios


bottom of page