top of page
Buscar

Clássico de Lima Barreto no Clube de Leitura da Academia Paulista de Letras

Na edição de janeiro, Clara dos Anjos, de Lima Barreto será o livro discutido.


O Clube de Leitura que acontece sempre na última quinta-feira do mês, às 19h, terá sua edição de janeiro no próximo dia 27, no horário de costume e de forma online.


Para participar, basta enviar um e-mail para clubedeleitura9@gmail.com


Nessa edição, a obra a ser discutida será Clara dos Anjos, do autor brasileiro Lima Barreto.


Conheça o livro Clara dos Anjos:

No início de 1922, Lima Barreto anunciava na imprensa do Rio de Janeiro que seu novo romance, intitulado Clara dos Anjos, já estava "bem adiantado", e que em breve ele seria publicado. Naquele ano, porém, o público carioca apenas conheceu um dos capítulos iniciais do livro, saído na edição de maio da revista Mundo Literário. Em 1o. de novembro, vitimado por um ataque cardíaco, Lima Barreto morreu sem concluir um de seus últimos e mais ambiciosos projetos literários. O escritor retrabalhava o texto desde 1904, animado pelo desejo de convertê-lo numa espécie de epopeia suburbana a partir da malfadada trajetória de Clara dos Anjos. A história foi publicada em folhetim entre 1923 e 1924, e somente apareceria em volume mais de duas décadas depois, em 1948.

Desde então, Clara dos Anjos, que narra as desventuras de uma adolescente pobre e mulata seduzida por um malandro branco, tem sido avaliado por diversos críticos como um romance que não está à altura da melhor produção de Lima Barreto. Entretanto, esta reedição - com textos críticos de Sergio Buarque de Holanda, Lúcia Miguel Pereira e Beatriz Resende, bem como um amplo aparato de notas explicativas a cargo de Lilia Moritz Schwarcz e Pedro Galdino - é uma boa oportunidade para reavaliar esse conceito, permitindo situá-la entre os textos-chave do criador de Triste fim de Policarpo Quaresma. Numerosas conexões biográficas com personagens da história de Clara e Cassi Jones, um dos protótipos literários da malandragem suburbana, revelam as opiniões de Lima Barreto acerca de si mesmo e da sociedade brasileira, ainda hoje marcada pelo racismo que subjaz às tragédias pessoais do autor e de sua protagonista.


Saiba um pouco mais sobre Lima Barreto:

Lima Barreto (1881-1922) foi um escritor brasileiro, “o romancista da primeira república.” Foi um importante escritor do Pré-Modernismo - período histórico que precedeu a Semana de Arte Moderna.

Em 1909, Lima Barreto estreou na literatura com a publicação do romance Recordações do Escrivão Isaías Caminha. O texto acompanha a trajetória de um jovem mulato que vindo do interior sofre sérios preconceitos raciais.

A obra, em tom autobiográfico, é um brado de revolta contra o preconceito racial e uma implacável sátira ao jornalismo carioca. A crítica social paira em um plano psicológico: muitas vezes quem fala é o próprio autor e não seu personagem-narrador Isaías Caminha.

Em 1915, depois de ter publicado em folhetos, Lima Barreto publica o livro Triste Fim de Policarpo Quaresma, sua obra-prima. Nesse romance, o autor descreve a vida política no Brasil após a Proclamação da República.


 

O mediador do Clube de Leitura dessa edição:


O mediador será o acadêmico Mafra Carbonieri, que ocupa a cadeira n° 26 e nascido em Botucatu, interior do Estado de São Paulo, em 13 de abril de 1935.

Foi o primeiro professor, no Brasil, a relacionar o nome de Fernando Pessoa num plano de curso de literatura, e a estudá-lo em aulas sequenciais. Isso aconteceu em 1960, data da 1ª edição da Obra Poética pela José Aguilar.

Exerceu a função de promotor público, professor de direito penal e juiz de direito do Tribunal de Alçada Criminal de São Paulo. Aposentou-se como desembargador do Tribunal de Justiça.

Tomou posse na Academia Paulista de Letras em 15 de março de 2012.



Evento: Clube de Leitura da Academia Paulista de Letras

Livro: Clara dos Anjos, de Lima Barreto

Data: 27 de janeiro de 2022, às 19h

Formato: Online

Inscrições: Através do e-mail clubedeleitura9@gmail.com


Sugestões de leitura:












Abraços Literários,


bottom of page