top of page
Buscar

LISTAS E LANÇAMENTOS | Sonia Bridi e indiozinho, uma imagem histórica!


A quase 50 anos no ar, o Fantástico (Rede Globo) do último domingo, dia 29 de janeiro, mostrou uma imagem que ficará marcada na história: A jornalista Sonia Bridi carregando um indiozinho Yanomami nos braços. A cena se deu quando crianças eram levadas da tribo eram levadas ao hospital em uma corrida por salvação de suas vidas. O povo Yanomami sofre depois de quase serem excluídos do mapa após o genocídio na região.


Sônia Bridi — Foto: Reprodução: Fantástico


E a semana também fica marcada pela posse de senadores e deputados; o assassinato da estudante de jornalismo da UFPI Janaína da Silva Bezerra, vítima de estupro em festa intitulada "calourada"; e a condenação por abuso de autoridade e lesão corporal grave do policial que pisou no pescoço de uma mulher negra e periférica em 2020. Também foi condenado outro policial que o acompanhava na abordagem.


Na quinta-feira, dia 2, recebemos a triste notícia da morte de Glória Maria, jornalista da Rede Globo que trabalhou em diversos programas da casa e até o ano passado apresentava o Globo Repórter; e no mesmo dia o ex-deputado federal Daniel Silveira foi preso um dia após deixar o cargo.


E depois das notícias que foram destaques, vamos conferir os livros que merecem serem lidos!


A influência das novas tecnologias de comunicação na formação de crianças e jovens é uma realidade que não pode ser ignorada. O professor David Buckingham, respeitado mundialmente como um dos maiores especialistas no tema, expõe como profissionais da educação podem unir prática e reflexão no uso das mídias para a formação das novas gerações através desta obra.

Lançando na Inglaterra em 2019, o livro se tornou uma referência para a reflexão sobre o papel da educação midiática diante do poder exercido pelo capitalismo digital. São questões relacionadas à saturação causada pelo excesso de informações, ao impacto das mídias na saúde psicossocial, à criação e distribuição de fake news, ao aumento de casos de cyberbulling e aos discursos de ódio.

Gênero: Educação | 136 páginas | Adquira seu exemplar



O leitor encontrará reflexões acerca de 15 pontos essenciais da vida a dois, sobre como o amor pode ser protegido e potencializado em nós. Ao trazer vários temas profundos em forma de conversa pessoal, o autor tem como proposta oferecer aos leitores ferramentas para que todos possam construir a própria felicidade. Relacionar-se com alguém é zelar pelo todo, por todos, pelos detalhes. E o amor, para ser vivido de forma completa e com felicidade necessita de cuidado constante, algo que só acontece quando damos um mergulho profundo nos nossos sentimentos. Mas quando você descobre onde está o seu prazer, se aceita e vive como realmente deseja, a felicidade se torna um estado cada vez mais comum e você passa a atrair pessoas com a mesma sintonia.

Gênero: Autoajuda | 112 páginas | Adquira seu exemplar


Maren Yearly é uma jovem que quer o mesmo que qualquer pessoa comum: ser admirada e respeitada. Ser amada. Mas suas necessidades – secretas e terríveis – forçaram-na a se isolar. Ela odeia esse aspecto da própria vida, pois não escolheu ser assim.

Desde que a mãe de Maren, Janelle, encontrou a orelha da babá Penny Wilson na boca da filha de apenas dois anos de idade, ela soube que a vida nunca seria normal para nenhuma das duas. O amor pode acontecer de muitas formas diferentes, mas para Maren o desfecho é sempre o mesmo: ela precisa esconder as provas enquanto a mãe faz as malas.

Quando Janelle abandona a filha no dia seguinte ao seu aniversário de dezesseis anos, Maren vai à procura do pai que nunca conheceu, mas ela percebe que não está só procurando o pai, mas também a si mesma.

A adaptação de Até os ossos, que leva o mesmo nome do livro, já está nos cinemas!

Gênero: Ficção (Terror) | 296 páginas | Adquira seu exemplar


A obra reúne grandes 90 grandes cartunistas e escritores para celebrar a vida de um dos maiores e mais completos artistas da cultura brasileira. Ziraldo é um artista de muita complexidade, pela imensidão de seu talento e pela diversidade das plataformas em que ele se expressou, em mais de 70 anos de carreira, e 90 anos de vida.

Ziraldo Alves Pinto nasceu no dia 24 de outubro de 1932, em Caratinga, MG. O ícone começou a fazer sucesso nos anos 1960 com o lançamento da revista em quadrinhos A Turma do Pererê. Seu primeiro livro infantil foi Flicts (1969). Em 1980 lançou O Menino Maluquinho, um dos maiores fenômenos editoriais de todos os tempos no Brasil.

A obra faz ecoar mais forte esta homenagem para externar toda a admiração ao mestre, em forma de livro.

Gênero: Biografia | 216 páginas | Adquira seu exemplar


Livro que deu origem ao filme da Netflix é lançado no Brasil.

Publicado em 1955 e agora lançado de forma inédita em terras brasileiras pela editora Almedina Brasil, o livro Contra o Gelo reúne as memórias do explorador Ejnar Mikkelsen sobre uma missão realizada em 1909 ao nordeste da Groenlândia, território autônomo que integra o Reino da Dinamarca. Com o objetivo de recuperar documentos que comprovassem que a região era composta por um único pedaço de terra, e não duas ilhas separadas, a expedição derrubaria de vez a reivindicação dos Estados Unidos sobre o local. Em 2022, a obra foi adaptada pela Netflix para um filme de sucesso com o mesmo nome.

Esta aventura sem precedentes revela como o frio impiedoso faz aflorar a fragilidade humana enquanto castiga com o desgaste físico e mental.

Gênero: História Mundial | 260 páginas | Adquira seu exemplar


Todas as informações deste post e mais detalhes sobre os temas podem ser acessados nos links abaixo:


Abraços Literários,


Comments


bottom of page