top of page
Buscar

Listas e lançamentos | A HORA E A VEZ DAS MULHERES!



E para comemorar o Dia Internacional da Mulher e o mês feminino, nada melhor do que mostrar uma vendedora: Lilia Schwarcz foi eleita ontem para a Academia Brasileira de Letras. A intelectual e agora imortal, ocupará a cadeira nº 9, deixada por Alberto Costa e Silva, falecido em 26 de novembro do ano passado.


Autora de livros como Brasil: uma biografia, Lima Barreto - Triste visionário e Enciclopédia Negra, Lilia é doutora em antropologia social pela Universidade de São Paulo e, atualmente, professora titular da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas na mesma universidade.


Deixo aqui os meus sinceros parabéns! A eleição de Schwarcz é um tanto quanto merecida, mesmo sendo tardia!



E ainda em comemoração ao feminino, a lista de hoje é formada apenas de livros escritos por mulheres. Que tal em março ler um livro escrito por uma mulher, independente do seu gênero favorito?




Em Cadê o toucinho que estava aqui?, Cléo Busatto resgata uma antiga parlenda para conectar crianças à sabedoria popular. A trama envolve Dona Antônia e sua gata gulosa, Chica, que some com um pedaço de toucinho. As ilustrações de Fereshteh Najafi conduzem os pequenos leitores pelos cômodos da casa, enquanto a perseguição se desenrola. Com um desfecho surpreendente, a autora explora emoções como medo e compaixão, destacando a relação entre humanos e animais. O livro, parte da iniciativa "Histórias da Cléo PR3", promove leitura em bibliotecas públicas do Paraná, apoiada pela Lei Rouanet, BRDE e Copel.

Gênero: Infantil | 48 páginas | Adquira seu exemplar

 



O livro oferece um guia reflexivo e prático para pais e educadores navegarem pelas complexidades da vida escolar. A renomada educadora, mergulha em questões como métodos de ensino, bullying, alfabetização e até homeschooling. O livro, enriquecido com a expertise da autora e contribuições de especialistas, aborda as preocupações dos pais e oferece caminhos para uma parceria eficaz entre família e escola. Com quadros comparativos e QR Codes para conteúdo extra, é uma leitura essencial para todos interessados na educação e na cidadania. Colello convoca ao diálogo, promovendo parcerias produtivas entre escolas e famílias. Um recurso valioso para educadores e pais comprometidos com o sucesso educacional das crianças.

Gênero: Não-ficção | 184 páginas | Adquira seu exemplar

 


Uma análise sociológica que une duas figuras históricas marcantes: a líder francesa Joana d'Arc e a brasileira Maria Quitéria. Isabelle Anchieta mergulha em suas vidas, revelando desafios culturais e institucionais enfrentados por mulheres em diferentes épocas. Como alcançaram o reconhecimento? Como transcenderam papéis de vítimas para algozes, de submissas para insubmissas? A autora destaca a importância das imagens na construção da história e resgata a memória dessas mulheres, com vídeos e documentos de campo. Uma obra que desafia o desconhecimento sobre o papel das mulheres na história e reafirma seu protagonismo nas revoluções sociais.

Gênero: História | 336 páginas | Adquira seu exemplar

 



Entre em uma jornada poética que atravessa os anos 90, repleta de fitas cassetes e playlists sentimentais. Do e-book independente ao best-seller, agora em versão impressa, o livro mergulha nas profundezas da música, transformando emoções em versos. Cada poema é uma trilha sonora, detalhando inspirações de artistas como Arcade Fire e Adele. O Lado A reflete as preferências da autora, enquanto o Lado B é um mosaico colaborativo com contribuições do público, incluindo nomes como Aline Bei. Mais que uma viagem ao passado, é uma reflexão contemporânea sobre a terapia da arte, conectando leitores à busca universal pelo autoconhecimento.

Gênero: Poesia | 245 páginas | Adquira seu exemplar




Numa comunidade em Yorkshire, pessoas têm um hábito peculiar: comem livros para absorver seu conteúdo. Devon pertence a essa linhagem e cresce imersa em histórias. No entanto, seu filho nasce com um apetite diferente: não por livros, mas por mentes humanas. A trama gira em torno desse dilema, explorando o contraste entre a fantasia dos livros e a realidade sombria que Devon enfrenta com seu filho.

Gênero: Ficção | 288 páginas | Adquira seu exemplar


 


Quero encerrar o post dessa semana, com uma dica de série, que não é lançamento, mas que mostra a garra feminina e merece ser lembrado hoje e assistido sempre: Maid, que está disponível na Netflix. A série de 10 episódios é de 2021 e mista a vida de uma jovem que larga um relacionamento abusivo e passa a trabalhar como faxineira e sem deixar um minuto só a companhia de sua linda neném.

 

Fonte: O Globo


Abraços Literários,


Comments


bottom of page