top of page
Buscar

Livros que mostram o valor da mãe - FELIZ DIA DAS MÃES

Nesse dia das mães, apresento alguns livros e suas sinopses que trazem a figura da mãe como ponto central da história ou do livro.

De diversos gêneros e para todos os gostos, veja os livros selecionados:

Cartas à Mãe – Antonie de Saint-Exupéry

Uma história real de um dos grandes best-sellers mundiais com sua mãe.

Na obra, o leitor conhecerá o lado afetuoso e devotado do autor de "O Pequeno Príncipe". Sem os filtros da ficção é possível experimentar de forma mais tangível, a sensibilidade e agudeza da visão de mundo de Antoine Saint-Exupéry. Após seu desaparecimento em uma queda de avião ao ser alvejado no deserto da Tunísia, a mãe do autor resolveu publicar as cartas que ele lhe escreveu entre seus 10 e 44 anos.

As mensagens continham os assuntos mais diversificados, como as guerras das quais o autor esteve, as leituras que fazia e os locais que visitou como aviador. Por meio das cartas, é possível conhecer um dos mais íntimos momentos de Antoine, suas alegrias, inseguranças, medos e saudades. O livro é considerado um verdadeiro tratado do amor de um filho e transborda o grande afeto que sentia por sua protetora. Não é apenas um clássico, mas também uma peça comovente que eterniza o amor e o vínculo entre mãe e filho, e também uma obra que deve estar nas prateleiras das mamães.


A Maternidade e o Encontro Com A Própria Sombra – Laura Gutman


Para as mães de primeira-viagem

Ser mãe é uma experiência única e indescritível. Mas também é o ponto de partida para a vivência de inúmeros sentimentos e emoções aos quais as mulheres nunca foram apresentadas. Em A maternidade e o encontro com a própria sombra, a renomada psicoterapeuta Laura Gutman explica os sentimentos conflitantes na realidade de uma parturiente, trazendo importantes orientações sobre as fases pré e pós-parto. Usando como exemplos diferentes situações cotidianas, Laura apresenta um leque de sensações com as quais qualquer mulher que tenha se tornado mãe poderá facilmente se identificar, ajudando-as através desse período repleto de incertezas e pequenas vitórias.


Éramos Seis – Maria José Dupré


A força e a união de uma família para vencer os conflitos e a pobreza, numa mensagem de coragem sempre atual.

A história de Dona Lola e sua família, uma bondosa e batalhadora mulher que faz de tudo pela felicidade do marido, Júlio, e dos quatro filhos: Carlos, Alfredo, Julinho e Maria Isabel. A vida de Dona Lola é narrada desde a infância das crianças, quando Júlio trabalha para pagar as prestações da casa onde moram. Também são expostos no livro outras personagens, como os familiares de Lola: na cidade de Itapetininga, interior paulista, moram a mãe, Dona Maria; a tia Candoca; as irmãs Clotilde, solteira, e Olga, casada com Zeca, seu cunhado; na cidade, vive a rica tia Emília, irmã de seu pai; e a filha dela, Justina.

bottom of page