top of page
Buscar

Palestra Como Divulgar Seu Livro. Eu fui.

Com Sidney Guerra e Laura Bacellar

Local: Matilha Cultural

Hoje abro parênteses, para falar um pouco de mim e dos passos que venho dando para chegar ao meu grande sonho que é publicar meu livro e me tornar um autor nacional, mesmo que simples rs. Meu sonho é tão pequeno, que só gostaria de que um desconhecido chegasse com meu livro e me pedisse um autógrafo, mais nada...

Como sempre digo: “Depois disso, posso morrer feliz...”

Bom, sempre falo em terceira pessoa aqui no blog, nas resenhas, entrevistas, notícias, hoje é dia de falar em primeira pessoa rs



Na semana passada procurava eventos para montar a Agenda Literária de Julho aqui do Blog e me deparei com essa palestra “Como Divulgar Autores”, decidi ir. Mesmo pensando com meus botões que era algo mais corporativo do que para escritores mesmo, mas estava enganado.

Ao fazer algumas buscas no google, já conhecia os palestrantes, tinha entrado no site deles a um tempinho, que é muito bom por sinal, o www.escrevaseulivro.com.br que indico para você que quer escrever seu livro, ou você autor que quer aprimorar a sua escrita.

A turma que participou da palestra eram escritores bem animados, alguns com obras já publicadas, alguns do meio literário e outros como eu, com seus blogs, páginas no facebook ou seus ig’s literários.

Posso avaliar e dizer que a minha noite de terça-feira valeu a pena!

A Laura, trabalha com livros a 30 anos e o Sidney a 20, ambos mais ou menos. E o “Escreva Seu Livro” tem hoje 10 mil inscritos no youtube e surgiu em 2001.

Eles ensinam o b-a-ba, desde uma editora tradicional a uma editora prestadora de serviços. E ensinaram várias curiosidades, como o ser vendedor da amazona, dedicar-se um pouquinho do seu dia para divulgar o seu livro, ou o seu trabalho, para quem ainda não publicou, enfim.

Também apresentaram as armadilhas de alguns sites que fazem publicação do livro sem custo mas que UM único exemplar impresso custa uma fortuna! E que é possível ser encontrado por editoras tradicionais por redes sociais literárias, como o wattpad.


O que mais me chamou a atenção foi o de saber qual o público alvo específico. Homens? Mulheres? Com qual idade? De alguma região específica?

Claro que é possível exceções. Como por exemplo um romance entre dois adolescentes do ensino médio agradar um empresário de meia idade.

Mas é necessário sabermos quem queremos focar. Quem é o alvo? Isso precisa ser muito bem pensado.

E esse alvo só será acertado se testado, se tentarmos diversas vezes e até errarmos e não se esquecer que quem mais conhece o nosso livro, somos nós mesmos, autores dele!

Resumindo, posso dizer que a dupla se completa!

Laura e Sidney falam com os pés no chão e dá para entender que quando um fala “X”, o outro já captou o que o outro quer dizer.

Valeu a pena!

Ainda comprei o livro da dupla, que por sinal é a minha leitura atual, quando terminar, vou colocar aqui as minhas impressões ;)

Ficou curioso?? Compre na Amazon


Por Eliaquim Batista

bottom of page