top of page
Buscar

Papo com Escritor - Karoline B. Santos

PERFIL

Nome Completo: Karoline Batista dos Santos

Nome literário: Karoline B. Santos

Editora: Independente/à procura.

Natural de: Camboriú – SC

Atualmente mora em: Maringá - PR

Aniversário: 17/12/1998

Estado civil: solteira

Ocupação atual: acadêmica/bolsista/escritora

Livros publicados: Perdida Entre Dois Amores; Garota Inconsequente; O Segredo de Annelise Clarke.

Seu estilo musical: Amo pop

Filme favorito: Amor e Inocência (Becoming Jane)


ENTREVISTA

Eliaquim Batista (Blog Vida de Escritor): Você tem uma longa jornada como escritora né? Aos 8 anos já escrevia contos fantasiosos. Estou certo?

Karoline B. Santos: Hahaha sim! Desde muito pequena tive contato com o mundo da leitura e da escrita e antes mesmo de saber ler e escrever, já inventava histórias. Minha mãe comenta que eu pegava os livros infantis e gibis e começava a inventar o que estava acontecendo, tendo como base os desenhos das páginas.

Quando comecei a escrever, tinha cerca de oito anos e minhas primeiras histórias tinham a ver com o universo do “Clube das Winx”, ou seja, fadas, magia e poderes. Eu tinha um blog na época (bem moderninha, eu sei hahaha) e lá eu escrevia a história de uma garota chamada Lyriaka, que era herdeira de um reino e fada, e sempre se envolvia em confusões e aventuras no mundo de Magix. Era muito divertido escrever sobre isso e minha imaginação fluía, apesar de sair muitas histórias sem sentido e repleta de furos, mas foi apenas o começo, né? Hahahahah


Eliaquim Batista (BVE): Antes do primeiro livro escrevia fanfics, correto? E o que escreveu?

Karoline B. Santos: Sim! Eu escrevi muito sobre o universo de Naruto, acredita? Tinha uma conta no AnimeSpirit (hoje em dia, Social Spirit) e lá eu escrevia cada coisa! Acabava que minhas histórias quase nunca tinham a ver com o Anime em si, já que eu pegava os personagens e alocava eles em um universo paralelo, onde eles iam para a escola, namoravam e se envolviam nas típicas confusões de adolescentes.

Publiquei cinco fanfics inteiras nesse estilo e muitas sem conclusão. As histórias eram muito espontâneas e eu ia escrevendo o que dava na telha, como forma de expor minha criatividade e tentar criar um enredo divertido, nem sempre dava certo, mas isso não me impedia de tentar! hahaha


Eliaquim Batista (BVE): Seu primeiro livro é sobre um romance de época. Isso não foi um desafio para você? E onde ele se passa?

Karoline B. Santos: Sim, meu primeiro livro se chamava Perdida Entre Dois Amores e se passava na Inglaterra em 1816. Foi um desafio imenso escrever essa história, embarcar em um universo próprio e desenvolver meu primeiro enredo sem me apoiar em personagens já existentes.

A escolha pelo gênero se deu devido ao meu encanto pela série Os Bridgertons da Julia Quinn e os Bedwyns, da Mary Balogh. A cada livro lido, eu me encantava mais e tinha a certeza de que precisava escrever uma história nesse universo e foi assim que surgiu Perdida Entre Dois Amores.



Eliaquim Batista (BVE): Nos conte um pouco sobre essa história, sobre esse romance?

Karoline B. Santos: Perdida Entre Dois Amores conta a história de Olivia Thompson, uma camponesa que gosta das coisas simples da vida, morre de medo de cometer deslizes e é superdesastrada. Ela é vizinha de um barão e quando pequena foi muito amiga de Connor Crawford, filho do lorde, e todos esperavam que eles acabassem se casando, mas com a morte do pai, Connor precisou assumir as responsabilidades do título e não teve mais tempo para conviver junto a Olivia.

Quando Olivia segue para Londres para sua primeira temporada, ela reencontra com Connor e ambos retomam a amizade da infância. Todavia, em um de seus passeios no Hyde Park, Olivia conhece Nicholas Campbell, um visconde devasso que se interessa pela jovem no momento que a vê pela primeira vez.

No geral, a história tem uma pegada mais leve, divertida e espontânea e está passando por um processo de reescrita, já que por ter sido meu primeiro romance, não passou por revisão profissional e nem uma apreciação mais aprofundada.

Atualmente, estou reescrevendo a história e pretendo alterar bastante coisa no enredo original, mas sem perder a essência e a inocência do romance. A segunda versão vai ficar disponível gratuitamente na Amazon Kindle e estou programando uma leitura coletiva para divulgar as novidades da história.


Eliaquim Batista (BVE): E quais projetos mais você tem no mundo da escrita?

Karoline B. Santos: Depois de Perdida Entre Dois Amores, me arrisquei no romance contemporâneo e lancei Garota Inconsequente, mas acabei não fazendo muita divulgação e o romance acabou por não ficar conhecido. Assim como com o primeiro, decidi retirar esse livro do catálogo para fazer uma reescrita e melhorar a construção dos personagens e da história!

Atualmente eu estou envolvida com a série de época “Irmãos Blackburn” e lancei em abril deste ano o primeiro volume, intitulado “O Segredo de Annelise Clarke”. A história se passa na Inglaterra de 1819 e versa sobre Annelise, uma camponesa que perde o pai para a tuberculose e fica sob a tutela de um irmão violento.

A jovem decide fugir e acaba encontrando um baú de cartas que a levam até a família Blackburn, onde ela conhece a Condessa de Ashworth, Valerie Blackburn e seus cinco filhos. Annelise, a fim de manter segura, acaba se envolvendo em um jogo de chantagem com a matriarca da família e pede que a mesma, em troca de seu silencio, a ajude encontrar um marido que a proteja do irmão. Valerie cede e ajuda a camponesa, com a condição de que a mesma se mantenha longe de seus filhos e sua família.

Porém, como a gente gosta de um romance proibido, Annelise e Henry, o primogênito da Condessa, se sentem atraídos à primeira vista e embarcam em um amor proibido e emocionante.

A história está disponível na Amazon Kindle e a versão física pode ser adquirida diretamente comigo. Para os próximos anos, pretendo escrever mais quatro volumes, a fim de contar a história de cada irmão Blackburn e seus pares românticos.


Eliaquim Batista (BVE): Vem coisa nova em 2020?

Karoline B. Santos: Vem coisa nova em 2020! Pretendo publicar “O Mistério de lady Natalie”, segundo volume dos Irmãos Blackburn, que atualmente está sendo postado no wattpad, no primeiro semestre!

Além disso, estou pensando em fazer o relançamento do meu romance contemporâneo, Garota Inconsequente, após uma boa revisão e reescrita da história, e me lançar como autora para além dos romances de época. Não tenho certeza se o relançamento vai acontecer no primeiro ou no segundo semestre, mas que será em 2020, é certeza!


Eliaquim Batista (BVE): Agora deixando um pouco a escrita de lado. O que você curte fazer nas suas horas de lazer, enfim...

Karoline B. Santos: A resposta que todo mundo espera: amo ler, hahahah! Mas de verdade, minha vida é muito corrida no dia a dia e eu quase nunca tenho uma horinha vaga para relaxar e fazer o que eu gosto, mas quando consigo uma brecha, me jogo nos livros, nas séries, passo um tempo com a minha família e fico com meu namorado.


Eliaquim Batista (BVE): Qual pergunta que você esperava que eu fizesse mas eu não fiz?

Karoline B. Santos: Ah, não sei. Por que os títulos dos Irmãos Blackburn sempre remetem a algo proibido/escondido? (O Segredo de Annelise Clarke, O Mistério de lady Natalie…).

Título sempre foi uma coisa muito complicada para mim, pois sei que ele é uma das primeiras coisas que chamará atenção do leitor. A escolha para os Irmãos Blackburn não foi premeditada e ainda não posso afirmar qual serão os títulos dos seguintes, mas com relação aos dois primeiros, posso dizer que ambas as personagens têm camadas e passados a serem revisitados e superados e acredito que os títulos façam jus ao contexto da história.


Eliaquim Batista (BVE): E agora deixe um recado para o pessoal do blog

Karoline B. Santos: Eu gostaria de agradecer pelo espaço no blog e pela oportunidade de participar como autora entrevistada e a todos que gastaram um tempinho lendo essa entrevista e sabendo mais sobre mim, um beijo no coração de todxs <3


Eliaquim Batista (BVE): Deixe suas redes sociais

Instagram: @autorakarolinebsantos

Facebook: @karolinebsantosautora

Wattpad: @karolinebsantos

bottom of page