top of page
Buscar

Papo com Escritora | LILIAN CARDOSO

"Sair dos bastidores nem sempre é uma decisão tão fácil, mas sinceramente, não poderia estar mais feliz."

Comenta Lilian Cardoso sobre a publicação de seu O Livro Secreto do Escritor durante nosso bate-papo.


Créditos: Felipe Pillon


Lilian Cardoso é sem sombra de dúvidas a assessora de imprensa que mais divulga livros no Brasil. São mais de quatro mil títulos desde que abriu a sua agência de comunicação em 2010, A LC. Em 2019, foi a vez de um novo gap, o lançamento do curso Escritores Admiráveis, onde mais do que dicas, as aulas são verdadeiras formações para que autores divulguem seus livros.

 

E mais uma vez, Lilian prova que faz dar certo todo desafio que coloca em sua vida: A jornalista lançou recentemente O Livro Secreto do Escritor (Citadel Grupo Editorial) e ficou por várias semanas consecutivas na lista do Publishnews de livros mais vendidos e suas técnicas de marketing pessoal e do livro, ganham cada vez mais fãs pelo Brasil.

 

Mesmo com uma agenda super cheia, Lilian Cardoso topou participar do Papo com Escritora e fala sobre sua carreira antes e depois do seu primeiro livro, sua vida profissional na maior agência de Comunicação da América Latina e fala de seu lado leitora e o que curte ler nas horas vagas. Vamos conferir essa conversa???


ELIAQUIM BATISTA: Lilian, você divulgou tantos livros e agora como se vê como escritora e já na lista de mais vendidos?

LILIAN CARDOSO: Sair dos bastidores não foi uma decisão tão fácil, mas sinceramente, não poderia estar mais feliz. Confesso que toda a escrita e publicação do livro foram de grande aprendizado para mim. Entendi ainda mais como é difícil para o autor independente gerenciar todas as etapas: aprovar capa, diagramação, eventos de lançamento, vendas do livro... Já tinha escrito outros livros como ghost writer, mas O Livro Secreto do Escritor foi o primeiro que assinei com o meu nome. Bate aquele frio na barriga a cada sessão de autógrafos que faço, mas logo vai embora quando lembro a comunidade incrível de autores e autoras que tenho, que acompanham o meu trabalho e, claro, todo o meu time e ao da editora que estão por trás deste sucesso. Estar na lista dos mais vendidos foi resultado de todo este trabalho em conjunto. Não é fácil, mas vale muito a pena. 

 

ELIAQUIM BATISTA: Como surgiu a ideia de falar para escritores e ensinar os autores como trabalhar em sua divulgação?

LILIAN CARDOSO: Posso afirmar com toda certeza que foi quando comecei a ser assessora de imprensa na editora em que trabalhei antes de abrir a minha agência. Chegavam projetos lindos, mas quando íamos falar do autor/autora na imprensa, percebíamos que alguns não tinham redes sociais, ou então o livro não alcançava o resultado esperado pelo autor não trabalhar ao lado da casa editorial na divulgação. Sentia a dor de todos, tanto da editora quanto do escritor, ambos que trabalharam muito no projeto.

O Escritores Admiráveis foi o primeiro curso que criei e a realização de um sonho. Foi a forma que encontrei de passar tudo o que aprendi em 15 anos no mercado do livro. É muito gratificante ver as conquistas dos alunos e a felicidade quando esgotam a tiragem de seus livros.

 


Créditos: Felipe Pillon


ELIAQUIM BATISTA: Hoje você é muito conhecida no mercado editorial e tem diversos autores que são seus fãs, inclusive eu (risos). Como você criou essa legião de seguidores no tempo das mídias sociais?

LILIAN CARDOSO: Quando criei a LC percebi que eu também precisava trabalhar o meu marketing pessoal, afinal, como as pessoas confiariam seus livros a mim se nem me conheciam direito?!

Comecei a postar conteúdos no Instagram. Na época, eu achava que eram incríveis, mas hoje percebo como é importante mantermos a constância para sempre melhorar, rs. Claro, tem MUITO estudo por trás. Fiz cursos de marketing, lançamentos digitais, copywriting, estudei o Instagram e mais do que tudo isso, me conectei com as dores dos escritores. Eu sempre bato na tecla de humanizarmos as redes sociais, já que estamos ali para socializar. Faço questão de responder cada direct e comentário. O segredo para esta legião de seguidores? Ser humana e empática.

 

ELIAQUIM BATISTA: Como você vê o futuro dos autores nacionais? O que você acredita que nossos netos vão estudar de diferente nas aulas de literatura brasileira? 

LILIAN CARDOSO: Os clássicos nunca saem de moda, fato. Machado de Assis, Graciliano Ramos, Clarice Lispector e tantos outros continuarão nas escolas e sou até a favor disso, eles são bases da nossa literatura e suas biografias funcionam como aulas de história à parte. Mas por outro lado, vejo cada vez mais os jovens consumindo as obras contemporâneas –o que também é excelente. A criança que hoje lê o livro de um youtuber, tiktoker, influenciador das redes sociais, pode ser a mesma que daqui a alguns anos será uma grande fã de Guimarães Rosa.

É papel dos escritores nacionais fomentar cada dia mais a cultura para estes jovens. Divulguem seus livros, façam contações de história nas escolas e bibliotecas locais, gravem vídeos no YouTube e TikTok. Há MUITO espaço para se conectar com os leitores mirins e mais adolescentes.

Vi este ano na Bienal do Livro Rio muitos pais com seus filhos na feira, nas filas de autógrafos... Foi lindo ver várias crianças sentadas, lendo, participando das programações e claro, com sacolas lotadas de livros. Mais de 100 mil alunos da rede pública também visitaram a Bienal com o apoio do governo com um investimento recorde de R$ 13,5 milhões para que alunos e professores pudessem adquirir livros por meio de vouchers. Precisamos de mais iniciativas assim, somando o setor público com o privado.

 

ELIAQUIM BATISTA: Agora é uma pergunta mais da Lilian pessoal e menos profissional: O que você curte ler como leitora e qual foi sua última leitura?

LILIAN CARDOSO: Sou uma grande fã da não ficção, admito. Mas também já li muita ficção. Na escola curtia Pedro Bandeira, Agatha Christie...depois fui para o mundo das mitologias gregas, como Helena de Troia. Vejo que assim como na música, sou bem eclética. Talvez seja mais fácil dizer o que não curto, que seriam os livros técnicos e eróticos. Curto biografias, história (amo!) e, claro, livros de marketing e negócios. Na minha cabeceira tem livro de Hoʻoponopono a contos da Virginia Woolf.

Minha última leitura (e atual, espero terminar nesta semana) é “Seja quem você quiser”, de Christian Jarrett, da Plataforma21, Editora VR. N’O Livro Secreto do Escritor eu conto que sonho em me aposentar para ter tempo de ler todos os livros que já ganhei e comprei, rs. Uma dica para quem diz que não tem tempo: deixe-os na cabeceira, vá pra cama uma hora antes de dormir e sem celular. Ler é o segredo de uma mente sã e criativa.

 


ELIAQUIM BATISTA: Virão novos livros? Continuará falando especificamente para os autores?

LILIAN CARDOSO: Depois de publicar o primeiro é difícil não pensar nos próximos, rs. Mas sim, temos novos livros a caminho – e alerta de spoiler: já tem até editora interessada. Infelizmente não posso falar mais sobre no momento, mas espero poder logo compartilhar todas as novidades!


Se você é autor e deseja dar um UP na sua carreira conheça a LC - Agência de Comunicação da Lilian Cardoso: https://lcagencia.com.br/


Abraços literários,


bottom of page