top of page
Buscar

#PAPOCOMESCRITOR - Merari Tavares


PERFIL

Nome completo: Merari dos Santos Tavares

Nome Literário: Merari Tavares

Editora: Scortecci

Natural de: São Paulo

Atualmente mora em: Atibaia-SP

Est Civil: Solteira

Ocupação: Escritora

Livros publicados: Rháuwey - Uma Escola do Barulho; Minha Namorada Virtual; Florência - A Borboleta que virou Bailarina; Presentes de Natal - A Árvore Mágica; 30 Minutos com um estranho e 597 Cartas de Amor - E se você tivesse escolha de mudar o passado?

Estilo musical favorito: Música romântica, das antigas (risos), clássicas.

Um sonho como escritora: Tornar-me uma Best-Seller e ver meus livros em todas as livrarias, atravessando as fronteiras e permitir que mais leitores possam ter acesso aos meus livros e às histórias escritas por mim.



Blog Vida de Escritor (BVE): Merari, me diz uma coisa... Qual a sua rotina? O que faz?? E quais seus hobbies nas horas livres?

Merari Tavares: Bem, não falei, mas sou formada em Letras e Produção Editorial. Sendo assim, além de escrever e realizar eventos escolares levando a literatura às crianças e jovens, participar de eventos literários, feiras e Bienais, trabalho com revisão de texto.

Então, quando não estou em eventos ou escrevendo, estou revisando originais de outros autores, ou, ainda, divulgando o meu trabalho nas redes sociais. Estou sempre conectada. rs.

Nas horas livres, procuro estar com a família e amigos; tiro um tempinho para tocar meus instrumentos (minha outra paixão) e, claro, aproveito o tempinho livre para ler livros de romances que tanto adoro.

BVE: Como são esses eventos literários que você citou acima?

Merari Tavares: Bem, estes eventos literários que cito acima são os eventos que as escolas me convidam. Eu tiro geralmente um dia para ir até a escola, onde dou uma palestra mostrando um pouquinho do meu trabalho, contando a minha trajetória como escritora e aproveito a brecha para enfatizar a importância a leitura e seus benefícios. Após a palestra, abro um pequeno espaço para bate-papo com os alunos e depois realizo uma sessão de autógrafos com os meus livros.

Outros eventos literários são os próprios lançamentos de autores e amigos que prestigio quando tenho oportunidade; Feiras de Livros onde expondo meu trabalho etc.

BVE: Quais instrumentos você toca?

Merari Tavares: Vamos lá! rs. Digamos que eu arranho um pouquinho o órgão, a flauta, o violino, o sax, a trompa e mais alguns que sou apaixonada.

BVE: É quase uma fanfarra ambulante essa menina? (risos)

Merari Tavares: Sou apaixonada por instrumentos musicais.

BVE: Você diz que lê muitos romances. Cite três que amou e qual escritor é sua grande inspiração?

Merari Tavares: Uau! Pergunta difícil esta, hein?! São tantos livros maravilhosos...

Diário de Uma Paixão (Nicholas Sparks), é um dos autores que me inspira. Amo as obras dele. Mas no início da minha carreira, Pedro Bandeira foi uma das grandes influências. Sempre li muito suas obras, principalmente as da Série Vagalume.

Outra autora que admiro muito é a Adriana Brazil (autora nacional). A Série Foi Assim que te amei é apaixonante.

Um dos livros incríveis dela é Outono de Sonhos.

BVE: Bom saber... Vou procurar conhecê-la.

Merari Tavares: Mais uma autora que eu adoro é a querida Samanta Holtz (também nacional). "Quando o amor bater à sua porta" foi o seu último lançamento.

BVE: Com tantos livros publicados, qual o seu "bebê" favorito e por que?

Merari Tavares: Até o momento são seis livros.

597 Cartas de Amor é o meu bebê favorito, pois trata-se de uma história real. Foi o livro que, até o momento, levei mais tempo para escrever e também sair do forno. Comecei a escrevê-lo em 2009 e ele foi publicado apenas na Bienal de 2016 pela Scortecci.

É um livro que por trás de toda história de amor, existem erros e acertos, dúvidas, sonhos, inseguranças, decepções, enfim... É um livro recheado de surpresas que, além de tudo, traz grandes ensinamentos e aprendizados.

Desperta ao leitor os mais diversos tipos de sentimentos. Como disse esses dias uma certa leitora: "É um livro que tem uma garotinha tão sonhadora e depois, com o decorrer do enredo, surge uma mulher toda decidida". O livro é cronológico; a história inicia-se em 2003, e com o passar do tempo os personagens vão amadurecendo conforme os anos vão passando.

BVE: Já que ele é o seu bebê, te pergunto: Por que 597 Cartas de Amor deve ser o próximo a ser lido por quem nos lê e mais nenhum outro no mundo?

Merari Tavares: Como citei anteriormente, trata-se de um romance real que virou livro. E por trás de toda história de amor, existem erros e acertos, dúvidas, sonhos, inseguranças, decepções, enfim... É um livro recheado de surpresas que, além de tudo, traz grandes ensinamentos e aprendizados.

Sendo assim, é um livro que mostrará a todos os leitores o mundo real tal como ele é. A Mila é uma personagem que enfrentou diversas situações em diferentes momentos de sua vida. Tenho certeza de que muitos leitores se identificarão em algum momento com pelo menos um dos personagens. Além disso, o livro proporcionará algumas verossimilhanças com a fase da sua adolescência, principalmente com o primeiro amor.

BVE: Em 30 minutos com um estranho e em 597 cartas de amor as protagonistas mudam seu destino com pessoas que encontram em um ônibus. Você gosta de histórias de ônibus? Rsrsrs

Merari Tavares: Poxa! Você acredita que nem mesma eu havia percebido esta semelhança antes de você ter mencionado o fato acima!?

Aliás, é uma ótima observação sua. Ainda não tinha parado para pensar sobre isso.

Mas, incrivelmente, estou surpresa ao descobrir esta semelhança: duas personagens minhas têm seus destinos mudados após encontrarem pessoas em um ônibus. Interessante...

Bem, como podemos observar, um mais simples e pequeno encontro no ônibus pode transformar vidas. Então, digamos que passei a gostar de histórias de ônibus. rs.

BVE: Você é religiosa?

Merari Tavares: Sim, procuro seguir uma doutrina.

BVE: Qual?

Merari Tavares: Sou evangélica.

BVE: Milla namorava com Leonardo atrás da Igreja. Você já fez isso? (risos)

Merari Tavares: kkkkkk. Ficou curioso?

Digamos que sim. Na verdade, eu conversava em frente à igreja.

BVE: Na última Bienal você esteve diversos dias presente. Qual foi o momento mais marcante?

Merari Tavares: Verdade. Estive praticamente todos os dias. Não fui apenas três dias.

A Bienal é sempre um momento muito especial para todo e qualquer autor.

Passei dias incríveis durante esta Bienal. ´Revi amigos-autores que admiro muito, compartilhamos experiências e clicamos tudo. rs.

Além desses dias, o dia do meu lançamento foi um dia muitoo especial. Recebi muitos amigos, familiares e até mesmo escritores que um dia enfrentei filas para pegar autógrafos e, desta vez, estiveram no meu lançamento para me prestigiar. Uma destas autoras foi a Tammy Luciano (autora do Rio de Janeiro) que passou com mais alguns autores no estande da Scortecci.

O querido Maurício Gomyde também deu uma passadinha durante a semana por lá e também prestigiou o meu trabalho. Enfim, foram tantos momentos incríveis...

BVE: Mas escolha um só (risos)

Merari Tavares: Poxa, desculpe! É que é tão difícil, né?! Digamos que foi o momento em que a Tammy Luciano apareceu no estande da Scortecci com uma tropa de autores para me dar um abraço. Foi muito especial, embora tenha sido rapidinho.

BVE: Magina, só queria te ver tendo que escolher apenas um momento!

Merari Tavares: Isso é maldade, assim como é maldade falar para escolhermos um livro ou três como os mais marcantes! Rs

BVE: Muitos números rodeiam os livros de Merari Tavares. Por quê?

Merari Tavares: kkkkk. Esta foi uma observação que outro dia o meu editor, querido João Scortecci observou.

Acredite, não foi nada premeditado... 30 Minutos com um estranho e 597 Cartas de Amor... Realmente envolvem números, mas simplesmente aconteceu.

BVE: Cartas hoje em dia é algo que muitos não escrevem mais. Você ainda escreve cartas? Para quem? Tem a mania de comprar selos, ir nos correios?

Merari Tavares: Verdade. Muitos hoje em dia não escrevem mais. Escrever é algo que sempre amei. Não escrevo com frequência, mas às vezes escrevo uma carta e outra para algum familiar ou amigo que tenho grande carinho.

Não tenho mania de comprar selos. Ir aos correios, sim, pois às vezes despacho alguns livros para alguns leitores que preferem comprar diretamente comigo, autografados.

BVE: Estamos indo para a parte final da entrevista...

Qual pergunta que você esperava que eu fizesse, mas eu não fiz?

Merari Tavares: Na verdade, você fez tantas perguntas maravilhosas, que estou encantada com a sua inteligência em fazê-las.

Bom, talvez a pergunta se vem novidade por aí, como as pessoas podem fazer para acompanhar o meu trabalho...

BVE: Então me responda...

Merari Tavares: Claro

Na verdade, estou trabalhando em alguns livros, aos poucos. Então, pode acontecer de no próximo ano lançar mais livro. Muitos leitores que já me acompanham há algum tempo, acabam me cobrando livro novo, então, tento agradar a todos, na medida do possível.

Mas ainda estou um pouco indecisa em qual dos livros devo lançar futuramente. Às vezes penso no público mais jovem, às vezes, no meu público adulto... Tento não deixar ninguém triste. rs.

BVE: E onde podemos comprar os seus livros?

Merari Tavares: Agora, para aqueles que desejam conhecer e acompanhar o meu trabalho, eu estou sempre conectada nas redes sociais através do Facebook e Instagram: Merari Tavares. Existe também o meu Blog: http://escritorameraritavares.blogspot.com, onde posto as novidades da minha carreira e também existem vários conteúdos sobre os meus livros.

Os livros 30 Minutos com um Estranho e 597 Cartas de Amor estão disponíveis nas seguintes livrarias virtuais: Livraria Asabeça, Americanas, Submarino, Amazon, Martins Fontes etc.

Estes e os demais livros de minha autora também poderão ser adquiridos diretamente comigo (autografados), através da minha Lojinha, dentro do meu próprio Blog.

BVE: Para encerrar... Deixe um recado para o pessoal do blog:

Merari Tavares: Primeiramente, quero agradecer muitíssimo pela oportunidade concedida em ser entrevistada por você, fiquei muito honrada e feliz. Simplesmente adorei. Superou as minhas expectativas. E cá entre nós: estava com um leve friozinho na barriga, mas, já passou, rs.

Ao pessoal do Blog, mais uma vez, muito obrigada por pela entrevista e por poder ter tido a oportunidade de falar um pouquinho sobre a minha carreira e sobre os meus livros.

E a você, leitor, que ainda não conhece o meu trabalho, não deixe de conhecê-lo! Ficarei muito feliz em ter novos leitores.

Uma pequena mensagem que gostaria de deixar é uma frase de minha autoria, que diz o seguinte: "A leitura de um bom livro nos proporciona viajar e conhecer o outro lado do mundo!".

bottom of page