Buscar

Pequeno Manual Antirracista - Livro mais vendido

Pequeno Manual Antirracista chega ao topo da lista dos livros mais vendidos da publishnews no dia da Consciência Negra.

Acesse aqui a lista da publishnews


O site publishnews faz semanalmente uma lista de livros mais vendidos no Brasil. "O ranking [...] é elaborado a partir da soma simples das vendas de todas as livrarias consultadas.", explica o site, que conta com 18 livrarias parceiras atualmente.


Com a chegada do mês de novembro, mês em que celebramos o dia da consciência negra, hoje (20), o livro que se popularizou ano passado "O pequeno manual antirracista" da filósofa Djamila Ribeiro, conseguiu a façanha de chegar ao primeiro lugar da venda da semana passada, de 9 a 15/11/2020,e está em quinto lugar na lista mensal.


No livro, a ativista aborda como algumas vezes somos racistas e não percebemos, como os brancos tem diversos privilégios e ainda mostra que nas universidades não se estudam negros.


"Durante os quatro anos de minha graduação em filosofia, não me sugeriram a leitura de nenhuma autora branca, que dirá negra."

p.63


E em outro treho, a autora exemplifica uma razão simples que está por trás desses números:


"A questão é que é irrealista que numa sociedade como a nossa, de maioria negra, somente um grupo domine a formulação do saber. É possível acreditar que as pessoas negras não elaborem o mundo?"

pg 65


A obra cita diversas vezes autores negros que tenham renome em seu pensamento e que não são conhecidos pela grande massa da população.


Sinopse:


"Neste pequeno manual, a filósofa e ativista Djamila Ribeiro trata de temas como atualidade do racismo, negritude, branquitude, violência racial, cultura, desejos e afetos. Em onze capítulos curtos e contundentes, a autora apresenta caminhos de reflexão para aqueles que queiram aprofundar sua percepção sobre discriminações racistas estruturais e assumir a responsabilidade pela transformação do estado das coisas."


Pequeno manual antirracista

Djamila Ribeiro

ISBN 978-85-35932-87-4

Companhia das Letras

Categoria Não ficção

Páginas 136


Por Eliaquim Batista

Receba nossas atualizações

  • Branca Ícone Blogger
  • Branca Ícone Instagram
  • Ícone do Facebook Branco
  • Branca ícone do YouTube

© 2020 por Eliaquim Batista - Blog Vida de Escritor.

São Paulo / SP