top of page

Resenha | NEGUINHA, SIM, de Renato Gama (Companhia das Letrinhas)

É possível uma canção virar livro? O autor Renato Gama mostra que sim. “Neguinha, sim” é um livro que eu gostaria de ter lido no meu processo de alfabetização e na resenha falo o porquê.


ree

 

O livro Neguinha, sim (Companhia das Letrinhas) de Renato Gama, faz parte da coleção Canoa, formada por livros com lindas ilustrações, texto simples para crianças na fase de alfabetização, além de preços acessíveis para os pais e responsáveis. E, cada volume sempre apresenta um ensinamento para os pequenos aprenderem o respeito e como é viver em sociedade.


É assim que o músico quis propor em sua música de mesmo nome e que, em 2023, virou livro com ilustrações de Bárbara Quintino. A canção foi adaptada para livro e é até mais linda que a música, pois na obra literária, o autor não valoriza apenas a beleza do cabelo crespo, mas outros traços de pessoas declaradas pretas e pardas, que somam mais de 55% da população do país. Além de tantos outros que, por vezes, não sabem que trazem uma História no sangue.

 

ree

Páginas do livro "Neguinha, sim"


Nariz, boca e olhos são notados e valorizados pelo autor no livro que deveria ser distribuído nas escolas públicas e particulares, e a música cantada desde as turmas da educação infantil, pois quem sabe assim, o racismo seja extinto em um futuro infelizmente distópico.


Vale valorizar o projeto gráfico, pois cada página une texto e ilustrações em uma obra de arte literária, o que fará os pequenos que lerem ou escutarem algo que pode virar “obra chiclete”. Já um destaque pessoal, são duas páginas que me trouxeram grande emoção ao citar os olhos:

 

"Os meus olhos jabuticaba parecem que têm voz".

Pág. 16 e 17

 

E isso traz grande emoção, pois ao me reconhecer hoje como homem preto-pardo, na infância era a única criança da turma do extinto pré-primário a ter os olhos dessa cor. Lembro que, de forma lúdica, a professora explicou que tão raros como os olhos verdes eram os pretos e que meus pais tinham um trio de pedras preciosas em casa: dois que estavam em minhas vistas e eu.


Fora que minha mãe sempre dizia que eles eram iguais à fruta citada pelo autor. Já no decorrer da vida, percebi que os olhos também falam e agora que conheci Neguinha, sim, de Renato Gama, sei que os meus olhos pretos falam mais ainda! Sou privilegiado!


No fim do livro, estão o QR-Code que leva para um vídeo de uma neguinha linda cantando a música, além da cifra e partitura. Grande sugestão para professores usarem na sala de aula após uma bela contação de história.


Assista e escute clipe da música "Neguinha, sim" no programa "Quintal da Cultura" (TV Cultura):


 

O livro Neguinha, sim (Companhia das Letrinhas), de Renato Gama, tem ilustrações de Bárbara Quintino, faz parte da coleção Canoa, e está disponível para compras em diversas livrarias, entre elas, a AMAZON.

 

Abraços literários,

ree

Comentários


bottom of page