top of page
Buscar

Resenha | O LIVRO SECRETO DO ESCRITOR, de LILIAN CARDOSO

Em livro com lindo projeto gráfico e um tanto quanto essencial para quem quer escrever e publicar um livro, O Livro Secreto do Escritor, de Lilian Cardoso, tem feito sucesso por onde passa e mostra que escrever e divulgar são princípios essenciais de quem quer estar presente na carreira literária.



Jornalista por formação, Lilian Cardoso iniciou no mercado editorial como assessora de imprensa de uma importante editora e alguns anos depois, fundou a LC Agência de Comunicação, com principal foco divulgar livros de seus clientes para veículos de imprensa do país.

 

“Este livro vai ganhar duas páginas na Folha de S. Paulo!

A cada nova editora que chegava à LC, maior eram as cobranças e os desafios. O primeiro foi colocar títulos cristãos na imprensa tradicional.”

pág 31

 

Com o passar dos anos, Lilian viu que sua missão no mundo dos livros ia muito além de levar os seus clientes para jornais e programas de televisão, visto que muitos livros, especialmente de autores independentes, estavam com a capa errada, uma impressão ruim, um título genérico demais, etc. Logo, os autores não precisavam apenas serem divulgados, mas precisavam se preparar para o mercado para ter um bom produto para venda.


Com o passar dos anos, vieram eventos virtuais, cursos online, o crescimento da agência e a criação de novos serviços, fazendo com que Lilian Cardoso se torna-se mentora (e por que não guru?) de milhares de escritores que desejaram não andar mais sozinhos.



Depois de tanto trabalho, ser conhecida entre os profissionais do livro e os autores de primeira viagem ou independentes, na Bienal do Rio de Janeiro do ano passado, foi a vez de Lilian se lançar para águas mais profundas e apresentar seu lado escritora em O Livro Secreto do Escritor (Citadel Grupo Editorial).

 

Uma obra dividida em três partes, mas todas recheadas de dicas e testemunhos de erros e acertos, principalmente, de quem mais divulga livros no Brasil. Com início de “Da Literatura ao Marketing”, passando por um “Workbook: Construa o seu livro” e finalizando com “Escritor, siga sozinho ou bem acompanhado...”, a obra tem todas as partes essenciais para se dizer que é o livro que faltava para escritores terem em sua cabeceira.

 

Na primeira parte da obra, a autora diz uma frase um tanto quanto curiosa e reflexiva, mas ao mesmo tempo muito verdadeira: “Ostra sem marketing não vende pérola”. E ainda traz infográficos que deixam bem claros a jornada do leitor até comprar o livro, o que cada geração de leitor gosta de ler, como o escritor deve atrair seus leitores, além de apresentar cada etapa para a produção e publicação de um livro. Além de revelar alguns segredos dos livros de sucesso e suas particularidades e diferenças.



No Woorkbook que está dentro da obra, é didático e ao mesmo tempo incentiva que o autor que está meio desmotivado, ganhe uma injeção de ânimo para continuar escrevendo, pois conhecemos as definições de público-alvo e persona, dicas de como preparar um cronograma de escrita, dicas de produção do livro, é apresentada a jornada do herói, e claro, a necessidade de pesquisa para que o livro saia perfeito!


Na última parte da obra, Lilian Cardoso mostra que além de bom autor, é necessário ser profissional. E é necessário ter pessoas que o apoiem e trabalhem com ele em seu projeto. Com isso, conhecemos a LC Agência de Comunicação, onde a autora é diretora e fundadora. Mas não é só isso: Um glossário com termos usados no mercado editorial, além de listas de organizações e leituras que todo bom autor precisa conhecer.

 

Rico em ilustrações e criatividade, O Livro Secreto do Escritor é o material mais completo que já vi para autores que desejam publicar ou conhecer melhor o mercado editorial brasileiro e ter uma carreira ampla. A obra ainda vem cercada de QR-Codes que levam para materiais complementares, além de pequenas frases intituladas #dicadalilian, playlists de músicas e FAQs de perguntas frequentes do escritor.



Se você ama escrever, adquira ainda hoje O Livro Secreto do Escritor, de Lilian Cardoso. Mas é uma ótima dica de presente caso você tenha amizade com alguém que deseja publicar o seu próprio livro!

 

Abraços Literários,


Kommentare


bottom of page