top of page
Buscar

Resenha - O Mestre das Perguntas

Com uma linguagem fácil e pedagógica, Juan Molina Hueso traz brilhantes explicações de diversas perguntas feitas pelo maior líder da história e filho de Deus: Jesus Cristo


Quem me conhece, sabe o prazer que tenho em falar sobre Jesus Cristo. Posso ficar o dia inteiro falando sobre as belezas que Deus já fez na minha vida e os encontros pessoais que tive com esse maravilhoso Homem de Nazaré.



Sou Católico e amo minha religião ardentemente, leio diversos documentos da Igreja, histórias dos Santos e romances que tem a fé como plano de fundo, mas leio e admiro diversos autores Cristãos de outras denominações. E procuro sempre observar e meditar nossas semelhanças e não brigar pelas diferenças.


É o caso do livro "O Mestre das Perguntas", escrito pelo Pastor Juan Molina Hueso, livro que recebi em parceria com o autor e com a querida da LC Agência de Comunicação. Fiz a leitura coletiva da obra com outros blogs e igs literários e tivemos a oportunidade de trocar experiências e no fim da leitura, um encontro virtual e muito especial com o autor na última quinta-feira, dia 2 de dezembro.


A leitura do livro é de fácil acesso para qualquer pessoa e apresenta a pedagogia de Jesus em usar as perguntas para ensinar e das vezes em que foi questionado.


O autor escolheu 17 perguntas feitas pelo Cristo e a partir dali discorre cada um dos capítulos. O Pastor tomou o cuidado de sempre apresentar o contexto histórico e citar a passagem bíblica em que aparece o questionamento do Cristo que dá título ao capítulo, e o subtítulo é a temática é o tema daquele capítulo.


Com textos breves e ao mesmo tempo profundos, deixa a leitura prazerosa e um momento de encontro pessoal junto à religiosidade. Seja reflexões pessoais, familiares, ou em relação a toda sociedade, a política por exemplo.


Vale destacar alguns pontos do livro, como um capítulo sobre a ansiedade, onde o autor mostra como Jesus tratou sobre esse tema com grande carinho e prova que seus ensinamentos são eternos, já que usamos até os dias de hoje.


O autor também cria uma linda Parábola entre um senhor e seu servo:


"Hasum era um próspero hebreu residente pelos lados do Vale do Hebrom. Criador de ovelhas e gado, orgulhava-se de seus rebanhos numerosos e bem cuidados. [...] Zatu era o seu servo mais chegado, aquele que se mostrava mais disposto, e nunca dera ao seu senhor algum motivo para reprovação."

páginas 68 e 69


Vários personagens conhecidos da história de Jesus aparecem no decorrer do livro, como mulher adúltera, Pedro, cego Bartimeu, Maria, sua mãe, entre outros. E em diversos momentos, como no sermão da montanha, os ensinamentos em particular aos discípulos, como também no primeiro milagre público de Jesus nas Bodas de Caná.


No final do livro, o autor apresenta uma breve reflexão sobre as perguntas de cada capítulo, o que é uma excelente reflexão após a leitura, onde somos convidados a um resumo e recapitulação da obra.


Torço para que Juan Molina Hueso continue a escrever e quem sabe uma continuação com novas perguntas de Jesus ou outra face dos ensinamentos do Cristo, como as parábolas, por exemplo?


Juan Molina Hueso é médico especialista em diagnósticos por imagem. Ele tem ainda formação em teologia e é pós-graduado em história das religiões. Casado e pai de três filhas, também escreveu “Morte: o maior dos medos” e “Quem é este?”, que aborda as controvérsias sobre Jesus Cristo ao longo da história.



Fica técnica:

Autor: Juan Molina Hueso

Editora: Viseu

Páginas: 275

Formato: 14 x 23

Categoria: Espiritualidade

Adquira: AMAZON


Abraços Literários,


bottom of page