Buscar

Rick Mesquita #PapocomEscritor

Atualizado: 26 de Fev de 2019

PERFIL:

Nome Literário: Rick Mesquita

Nome Completo: Ricardo César Vieira de Mesquita dos Santos

Ocupação: Servidor Público do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia

Blog Vida de Escritor: E escritor também, certo? rs

Rick Mesquita: Escritor é o principal!

É vocação

Natural de: Salvador – BA

Atualmente mora em: Salvador – BA

Est Civil. Casado

Editora: Lura Editorial

Qual gênero escreve? Fantasia/ficção-científica

Qual o seu principal público? Público jovem (14-21) anos.




ENTREVISTA:


BVE (Blog Vida de Escritor): Como é o seu dia a dia?

Rick Mesquita: Normalmente, acordo e vou trabalhar no Poder Judiciário. Gosto de escrever durante a noite ou madrugada. Contudo, minha rotina está bagunçada.


BVE: A leitura para você é um hábito, certo?

Rick Mesquita: No dia 27/09, tive que fazer uma cirurgia para reconstruir os ligamentos do tornozelo esquerdo, lesionado há oito anos.

Ainda não estou conseguindo pisar no chão. Utilizo muletas para me locomover e estou de licença do TJ. Não tenho conseguido escrever, pois essa situação acabou aflorando a depressão, contra a qual venho lutando há um ano.

Eu tenho muitos livros, mas li muito menos do que gostaria. Estou tentando melhorar meus hábitos, incluindo mais tempo de leitura e escrita.


BVE: A depressão então vem sendo sua inimiga como escritor?

Rick Mesquita: Sim. Agora tenho muito tempo para ler e escrever. E quero terminar logo a trilogia de Casulos. Entretanto, não tenho encontrado forças para escrever. Tem dias que fico o tempo todo na cama ou desperdiço tempo com jogos, o vício que utilizo para fugir da realidade.


BVE: Em quem você se inspira para escrever?

Rick Mesquita: Na verdade, na maioria das vezes, a inspiração me encontra por meio dos sonhos.


BVE: Como começou a escrever?

Rick Mesquita: Quando eu era adolescente, eu gostava de escrever poesias e pensamentos. Até comecei a construir uma história em prosa, mas, depois de um tempo, acabei deixando adormecer esse meu lado artístico.

Foi no dia 30/12/2012, quando eu estava em São Paulo, visitando minha cunhada, que despertei como escritor. Acordei e comecei a escrever sobre a história que havia sonhado, que veio a se tornar o livro Marvin Jones e o Clã de Extermínio, que será lançado no próximo ano.

Eu havia sonhado com o final da história. Fiquei tão impressionado, que comecei a me dedicar e estudar para escrever o início e o meio.


BVE: Por que o seu livro deve ser o próximo a ser lido por quem nos lê e mais nenhum no mundo?

Rick Mesquita: Porque ele foi feito não só para servir de entretenimento, mas para realizar o sonho de tornar o mundo melhor. Esta é apenas a primeira história das muitas que quero contar, sendo que todas terão como protagonistas representantes de minorias. Quero construir mundos de ficção que ajudem a melhorar o nosso mundo.

BVE: Qual foi seu objetivo em colocar um homem dentro de um casulo?

Meu objetivo foi fazer uma analogia com o nascimento. Quando Adam, o protagonista da aventura, acorda e sai do casulo, ele está renascendo em um Mundo novo. Ele não lembra de nada e possui apenas seus instintos para auxiliá-lo nas descobertas.


BVE: Em Casulos, o protagonista se divide em dois mundos bem diferentes, de um hospital e de casulos onde saem pessoas e outras coisas, quando surgiu a ideia dessa brincadeira com o leitor?

Rick Mesquita: Minha esposa foi a inspiração para escrever Casulos. Ele havia dito que o livro de Marvin tinha muitos personagens, fazendo com que o leitor tivesse dificuldade para lembrar de alguns secundários. Então, sentei na cama e pensei: “então vou fazer um livro com poucos personagens!”. De repente, surgiu a ideia de Casulos, um livro onde existem apenas sete personagens nomeados.

Essa brincadeira de alternar entre os dois mundos surgiu de forma tão natural que não consigo lembrar exatamente como foi.


BVE: Seu livro é o primeiro de uma trilogia, e para quem leu, muitas perguntas ficaram sem resposta. Quando terá continuação a história?

Rick Mesquita: Acho que 90% das críticas que eu recebi foi por não ter dado muitas respostas. Prometo que todos os mistérios serão revelados no seu devido tempo.

Eu quero terminar de escrever Metamorfose - Volume II ainda esse ano e publicá-lo em 2019. Na verdade, quero aproveitar o embalo e finalizar logo Imago - Volume III também. Estou ansioso para apresentar os outros personagens do crossover que farei.


BVE: Corajoso, hein? Rsrs

Rick Mesquita: Risos


BVE: Vai ter que correr

Rick Mesquita: Sim! Minha primeira filha nascerá em novembro. Vou ter que aprender a ser escritor e pai ao mesmo tempo.

BVE: Que boa notícia! Meus parabéns!

(A ENTREVISTA FOI FEITA NO FIM DO ANO PASSADO!)


BVE: Essa frase deve ser conhecida sua: “Um delicioso mistério digno de uma série de ficção científica.” É de um instagram que leu e fez a resenha do seu livro.

Transformar “Casulos” em uma série de televisão seria um sonho?

Rick Mesquita: Sim. Quando escrevi Marvin Jones e o Clã de Extermínio e os resumos de outros livros, eu os visualizava como futuros filmes. Mas com Casulos, meu sonho sempre foi vê-lo transformado em uma série de televisão.

Sou muito fã de seriados!


BVE: Qual seu autor preferido?

Rick Mesquita: J. K. Rowling.

Foi com os livros de Harry Potter que aprendi a apreciar a magia da leitura.


BVE: Qual pergunta que você esperava que eu fizesse, mas eu não fiz?

Rick Mesquita: Não sei dizer. Foi a minha primeira entrevista. Tudo é novo. Acho que eu também estou saindo do Casulo para conhecer o mundo como escritor.


BVE: Onde podemos comprar o seu livro?

Rick Mesquita: O livro físico, com dedicatória, pode ser adquirido no meu site:

www.rickmesquita.com.br

O e-book está sendo vendido pela Amazon:

https://www.amazon.com.br/Casulos-Rick-Mesquita-ebook/dp/B07HXJNVXR?keywords=casulos&qid=1538499537&sr=8-9&ref=mp_s_a_1_9


BVE: Deixe um recado para o pessoal do blog:

Rick Mesquita:

Olá, pessoal.

Eu espero que gostem de acompanhar Adam nessa jornada pelo Mundo dos Casulos.

Como escritor, o meu maior prazer é saber que minha história foi lida por alguém.

Fiquem à vontade para criticar também! Apenas assim eu poderei melhorar cada vez mais.

Agradeço imensamente ao Blog Vida de Escritor por ter me dado essa oportunidade para falar um pouquinho sobre mim e sobre o meu trabalho.

O início da carreira literária é difícil, mas os sonhos me motivam e tenho tido a sorte de encontrar pessoas fantásticas pelo caminho.

Grande abraço!

Rick Mesquita.

Receba nossas atualizações

  • Branca Ícone Instagram
  • Ícone do Facebook Branco
  • Branca Ícone Amazon
  • Branca ícone do YouTube

© 2020 por Eliaquim Batista - Blog Vida de Escritor.

São Paulo / SP