top of page
Buscar

Assinei o Intrínsecos!

Assinei meu primeiro clube de leitura! O Intrínsecos, será que vale a pena?


Sinceramente, me associei pois a obra do mês de junho/2020 é um livro que eu ia comprar de qualquer forma. Espero que seja bacana participar de um clube de leitura, como também vantajoso com a editora, que na minha opinião é uma das melhores rsrs.


Vamos falar da obra que irei receber e que já estava na minha lista de lançamentos aguardados para esse ano.


O livro que virá: A vida mentirosa dos adultos, de Elena Ferrante, autora italiana.


Quem é Elena Ferrante?

A autora é um tanto misteriosa, visto que até agora ela pretende deixar sua identidade real em segredo.

Se sabe que ela é italiana e dizem que se trata de uma tradutora chamada Anita Raja, conforme noticiado pelo Jornal El País em novembro do ano passado.


O novo livro da escritora enigmática se passa em Nápoles e tem como narradora a própria protagonista, Giovanna, mulher de quarenta anos que relembra fatos de sua adolescência entre 12 e 16 anos no bairro Vomero da cidade italiana.


A intriga do romance, se inicia quando o pai da menina diz que a filha é feia e a compara com uma tia distante. Isso faz Giovanna partir a procura da tia e saber como ela será no futuro.


Como será esse encontro? Será que a adolescente irá mudar sua postura com seus pais? Será esse um pontapé inicial para uma virada na vida da protagonista? Muitos de seus conceitos sobre os adultos vão mudar?



Foi um dos livros indicados, aqui no blog, no início do ano como promessa para 2020 (CLIQUE AQUI E RELEMBRE O POST)!


No blog da editora Intrínseca, que adquiriu os direitos da obra no Brasil, eles colocaram cinco motivos para ler a obra, que também listo abaixo:


1. Aborda relações familiares complexas

Ao entrar em contato com uma parte distante da família, a jovem passa a examinar sua relação com os pais e como isso impacta a sua identidade.

A dinâmica logo a faz questionar até que ponto sua criação a tornou quem é hoje e até que ponto ela pode ou quer se desvencilhar dos princípios que a formaram.


2. Expõe a desigualdade social

Não é a primeira vez que Elena Ferrante aborda a desigualdade social italiana, tema presente também nas obras da Tetralogia Napolitana. Mas, em A vida mentirosa dos adultos, vemos o caminho oposto de sua obra mais famosa: a jovem Giovanna sai do lugar em que cresceu, na respeitável alta Nápoles, para se conectar com a família distante de seu pai, remanescente dos subúrbios, e entender o motivo que levou à briga e ao distanciamento.

É a primeira vez que a menina, criada no conforto da classe média e protegida de tudo, percebe que existe um mundo além do que conhece e tão próximo dela. A baixa Nápoles, onde sua tia mora, é conhecida por seus excessos e vulgaridades, mas também é a forma de Giovanna fugir das aparências que tanto a pressionam.

Os bairros e personagens que os compõem, tão antagônicos entre si, são apresentados em suas várias facetas, nunca pragmáticos. Uma característica marcante da escritora conhecida por dar voz aos locais invisibilizados de Nápoles.


3. Possui uma narrativa ácida e delicada

Acompanhando anos cruciais da vida da menina, dos 12 aos 16, vemos a fragilidade e a angústia do amadurecimento contadas por uma voz sincera e sem pudor de nos mostrar a realidade corrosiva da juventude.

A busca incessante de Giovanna por novas experiências é acompanhada de uma desconfiança de tudo que já é conhecido, própria dessa fase da vida. Mas os sentimentos conflitantes da menina não a fazem hesitar, ao contrário, são eles que a impulsionam, sempre em busca de algo mais.


4. A autora é um fenômeno literário mundial

Com mais de 12 milhões de exemplares vendidos no mundo, Ferrante é conhecida pela Tetralogia Napolitana, A filha perdida, Um amor incômodo e Dias de abandono, obras que exploram os complexos e por vezes paradoxais sentimentos da maternidade, do casamento e das relações femininas.

O sucesso de crítica e de público, aliado à singularidade de sua escrita, a tornaram uma das vozes mais importantes da literatura mundial. Na Itália, no lançamento do novo romance, leitores formaram filas na virada da noite para serem os primeiros a ler A vida mentirosa dos adultos.


5. Vai virar série da Netflix

A Netflix adquiriu os direitos para produzir uma adaptação do livro. Ainda sem previsão de estreia, a série ficará a cargo da Fandango Production, mesma produtora responsável por A amiga genial, da HBO.

bottom of page