#EliaquimIndica | Peça O ESTRANHO ATRÁS DA PORTA
- Blog Vida de Escritor
- 8 de out.
- 2 min de leitura
Em um país dividido e em guerra dita santa, dois irmãos enfrentam dilemas e refletem sobre os males causados em suas vidas.
No último sábado, dia 4, estreou em curtíssima temporada, no Teatro das Artes, na recém-inaugurada sala multiuso Wilson Rodrigues, o espetáculo O estranho atrás da porta. Escrito em 2014 por Luccas Papp, que dá vida a Átila, e divide o palco com o seu irmão Matheus Papp, como Kalil.
Em um país ficcional e dividido entre sul e norte por um muro devido uma guerra longeva e dita santa, dois jovens irmãos estão dentro de sua casa no Dicotrínio do Sul à espera da mãe que saiu para comprar comida e deu aquela boa e velha orientação: “Não abram para estranhos”, mas o seu retorno não acontece há dois dias.
E o grande conflito acontece: batidas insistentes na casa, bem diferente do código que a mãe combinou com os filhos ao retornar. O único diálogo que eles têm com o estranho são bilhetes com pedidos de ajuda. Os irmãos entram em uma grande discussão e divididos se devem ou não abrir a porta. Enquanto isso, relembram diversos fatos da vida, o pai que era membro do exército, o carinho da mãe e fatos da infância.
O estranho atrás da porta nos leva à reflexão de que muitas crianças e jovens sofrem com as diversas guerras que acontecem hoje, além de famílias inocentes totalmente destruídas por um conflito que nem sempre lhes compete. Como disse Carolina Maria de Jesus em uma de suas composições, O pobre e o rico, onde cita que “Rico faz guerra, pobre vai à guerra”, é essa uma das reflexões que Papp quer levar o público no texto que faz jus à sua formação como filósofo. Escrito há mais de uma década, mas que continua atual, visto que os conflitos por forças armadas continuam no mundo atual.
E, parafraseando o polonês Janusz Korczak, independente do confronto, quem primeiro e sempre perde pela guerra são as crianças. Com os irmãos Átila e Kalil, vemos que os jovens e adolescentes também ficam um tanto quanto desamparados durante essas nefastas páginas da história mundial.
Com cenário e palco em formato bem intimista, onde o público sente-se dentro da peça, além de um figurino e maquiagem impecáveis e que não só ajudam, mas contam uma história, fica a pergunta que não quer calar: será que os irmãos abriram ou não a porta?
Você pode conferir na curtíssima temporada de O estranho atrás da porta, nos dias 11 (sábado), às 21h, e 12 (domingo), às 19h, no Teatro das Artes, na sala Wilson Rodrigues. Os ingressos estão disponíveis no site EVENTIM e na bilheteria do teatro.
Abraços Literários,

Comentários