Eliaquim Indica | Peça DOIS PAPAS, em cartaz no Cultura Artística
- Blog Vida de Escritor
- há 1 hora
- 3 min de leitura
Após curta temporada nos SESCs Guarulhos e Santo Amaro, Dois Papas volta em cartaz na reabertura de uma das principais casas do teatro paulistano, Cultura Artística. A peça conta com Celso Frateschi e Zécarlos Machado nos papéis dos Papas Francisco e Bento XVI, respectivamente.
Sucesso mundial, o fenômeno Dois Papas começou como livro do neozelandês Anthony McCarten, depois, a obra baseada em personagens e fatos reais com um toque de ficção, ganhou o mundo ao ser adaptado como filme na Netflix, em 2019, com direção de Fernando Meirelles, roteiro do autor da obra e chegou a concorrer a três Oscars, sendo: melhor ator, para Jonathan Pryce (Cardeal Berglorio / Papa Francisco), melhor ator coadjuvante, para Anthony Hopkins (Bento XVI) e melhor roteiro adaptado.
O Brasil é o segundo país que recebe a adaptação para o teatro, com tradução quase que fiel feita por Rui Xavier, a partir original inglês britânico, e direção de Munir Kanaan. O elenco é formado por grandes nomes da nossa dramaturgia: Celso Frateschi (Cardeal Bergoglio), Zécarlos Machado (Bento XVI), Carol Godoy (Irmã Sofia) e Eliana Guttman (Irmã Brigitta).

A peça começa em clima de despedida: Bento XVI está decidido a renunciar a Cátedra de Pedro em uma conversa com a Irmã Brigitta, freira responsável pela edição dos seus escritos. Ao mesmo tempo, o cardeal Bergoglio, um homem simples e próximo do povo, desabafa com Irmã Sofia que sonha em se aposentar para viver tranquilamente numa paróquia na Argentina.
Sem resposta ao seu pedido de desligamento, o Arcebispo de Buenos Aires se prepara para ir para Roma mesmo assim. Mas, antes de comprar a passagem, uma convocação do próprio Papa já estava nos Correios e surpreende o Cardeal de vida simples. O personagem diz uma frase típica nas três criações (literária, audiovisual e dramaturgia): “As coincidências não existem”. Logo, um encontro poderá mudar a vida dos dois, da Igreja e do mundo inteiro.
Entre bastidores da Igreja e momentos de humor que aliviam fases de tensão no espetáculo, a peça abre uma janela para os corações de dois grandes líderes de nosso tempo, cada um com sua forma de enxergar a fé.
Assistindo, eu me vi admirando não apenas os atores, mas os próprios papas. Revivi no palco o jeito tímido, sábio e tradicional de Bento XVI e, ao mesmo tempo, a simplicidade de Francisco: o padre apaixonado por futebol, sempre com uma piada na ponta da língua, o “religioso do fim do mundo”, como ele mesmo disse ao ser eleito o primeiro pontífice argentino e sul-americano.
Mas o que é lindo do texto, seja em qualquer dos formatos de arte em que foi adaptado, é que aquilo que une progressistas e conservadores deve ser maior do que seus pensamentos ou ideologias. No caso dos dois Bispos, Jesus Cristo e a Igreja Católica.
As pessoas que me conhecem, quando amo um filme, amo decorar uma frase ou outra, e algumas dessas falas presente em Dois Papas da Netflix se repetem no palco, como: “Como um argentino termina a sua vida? Ele sobe em cima do seu ego e pula”, “Toda vez que dou uma notícia a um Cardeal em latim, 30% deles ficam com raiva, mas só 30% deles entendem o que eu falo”. Além dos diálogos:
– Como você faz para ser tão popular? – Bento XVI.
– Eu tento ser eu mesmo. – Cardeal Bergoglio.
– Quando tento ser eu mesmo as pessoas não gostam do que veem. – Bento XVI.
Ou ainda:
– Dois Papas? Como isso é possível? – Cardeal Bergoglio.
– Em 1978 tivemos três Papas no mesmo ano. – Bento XVI.
– Sim, mas não ao mesmo tempo! – Cardeal Bergoglio.

Minha nota? 4,9 de 5. Tirei só um décimo porque, como bom Coroinha aposentado, percebi alguns erros no uso de objetos e alfaias litúrgicas durante uma encenação da Missa presidida pelo Cardeal Bergoglio em Buenos Aires junto ao povo e que tem como auxiliar a Irmã Sofia.
Mas vale muito a pena assistir. Católico ou não, o interessante é ver essas figuras, tantas vezes tratadas como intocáveis, aparecerem como seres humanos: com sonhos, ideais, fraquezas, qualidades e defeitos.
Dois Papas está em cartaz no icônico palco do Cultura Artística, no bairro da Consolação, em São Paulo, até o dia 13 de setembro. Apresentações acontecem às sextas e sábados às 20h, domingos às 18h. Os ingressos estão disponíveis em Byinti.
Siga a peça no Instagram: @doispapasteatro.
Créditos das imagens usadas neste post: Ale Catan.
Abraços Literários,

Commentaires