top of page
Buscar

Papo com Escritor | ANDRÉ CHARONE | Livro: Negócios de Nerd

O empresário e nerd de carteirinha André Charone fala de finanças pessoais com analogias aos mais famosos personagens dos cinemas, desenhos e quadrinhos em seu livro Negócios de Nerd, que chega em sua segunda edição.



André é contador, professor universitário, além de possuir MBA em Gestão Financeira, Controladoria e Auditoria pela FGV (São Paulo – Brasil) e ser sócio escritório Belconta – Belém Contabilidade e do Portal Neo Ensino, é geekeiro declarado!


Com isso, uniu duas de suas paixões: O mundo dos heróis, filmes e séries e educação financeira, juntou tudo isso e assim surgiu o seu livro “Negócio de Nerd”, que chega em sua segunda edição com diversas metáforas inspiradas em personagens icônicos da cultura pop. Charone apresenta ao leitor como cuidar das finanças com o Tio Patinhas, inovar na sua empresa com base nas estratégias da Marvel e gerir o negócio com base nas lições do Mestre Yoda.


Confira nesse #PapoComEscritor como foi unir Harry Potter, Luke Skywalker, Batman e Super Mario e como dar um fim na dor de cabeça na hora de cuidar do nosso dinheiro.


Eliaquim Batista: O seu livro é um tanto quanto inovador ao misturar finanças pessoais e a cultura geek. Conta pra gente: Você é um nerd de plantão?

André Charone: Sim, costumo dizer que sou um Nerd com orgulho. Cresci lendo histórias em quadrinhos, assistindo a filmes de super-heróis e fixação científica e jogando videogames. Muito da minha personalidade foi moldada com esses elementos e esse pensamento seguiu também na minha vida adulta. Hoje, como empresário, mesmo que inconscientemente, o meu estilo de gestão acabou sendo influenciado por essas histórias da cultura pop.


Eliaquim Batista: E como surgiu a ideia de unir super-heróis, desenhos animados com economia doméstica?

André Charone: Além de empresário, sou também professor universitário e foi em sala de aula que comecei a perceber os benefícios de utilizar personagens e histórias do universo geek para facilitar o aprendizado. O uso de estudos de caso é muito comum na docência de business, porém decidi inovar não apenas trazendo situações do mundo real, mas também do universo ficcional. Afinal de contas, quem melhor para ensinar sobre dinheiro do que o Tio Patinhas, o pato mais rico do mundo? Ou ainda, como não se tornar um líder melhor aprendendo com o Batman, que faz a gestão de toda a Liga da Justiça?

Apesar de serem exemplos obviamente fictícios, percebi que existiam lições muito valiosas nessas histórias e nesses personagens que poderiam ser úteis no mundo real.



Eliaquim Batista: Qual foi a parte da construção do texto que você mais se divertiu escrevendo?

André Charone: A obra toda foi muito recompensadora. Já escrevi outros sete livros, porém todos muito didáticos e voltados mais para o mundo acadêmico, com uma linguagem técnica e uma estrutura científica. No entanto, o “Negócios de Nerd” é uma realização pessoal. Poder misturar esses meus dois mundos (o empresarial e o geek) foi extremamente prazeroso.

Um capítulo que guardo com muito carinho é o de Lições do Mundo de Negócios de Harry Potter, que foi o primeiro que escrevi. Originalmente, eu o desenvolvi para um portal de notícias contábeis do qual sou colunista e tive um feedback muito bom por parte dos leitores e da equipe. Foi o que me deu ânimo para continuar produzindo mais textos nesse estilo.

Dessa segunda edição, destaco o capítulo no qual apresento algumas fraudes contábeis cometidas pelo Batman, explicando como a Receita Federal poderia ser um inimigo ainda mais ameaçador que o Coringa caso Bruce Wayne não coloque as suas contas em dia. Como eu sou contador de formação, esse universo contábil e fiscal faz parte do meu cotidiano e é muito legal pensar em como o fisco brasileiro impactaria na vida do Batman, que é o meu super-herói favorito, caso ele fosse contribuinte daqui do Brasil.


Eliaquim Batista: Para quem precisa começar a poupar dinheiro ou investir, qual dica você deixa?

André Charone: Um dos personagens que utilizamos nessa segunda edição do livro é o Julius da série “Todo Mundo Odeia o Chris”. Quem já assistiu esse clássico sabe que o personagem possui muitas frases icônicas sobre guardar dinheiro. Nesse sentido, recomendo que todos tenham um pouco dessa disciplina, sempre controlando o seu orçamento e gastando menos do que ganha.

Fazendo isso, todo mês você terá uma reserva para investir. Nesse ponto, cito o exemplo do Tio Patinhas. Nas histórias do pato mais rico da Disney fica claro que ele possui vários tipos de investimento, seja em ações, em moedas de ouro ou em aplicações dos mais diversos tipos. Nas finanças pessoais também é importante diversificar. Colocar todos os ovos em uma cesta só é perigoso e, no caso de uma crise, pode te trazer perdas.


Eliaquim Batista: E seu próximo livro você pretende seguir a temática da cultura pop, um livro mais profissional, que envolva negócios ou #tudojuntoemisturado?

André Charone: Possivelmente um pouco de cada (rs). Eu continuo escrevendo obras mais técnicas para atender às minhas demandas acadêmicas como professor universitário (ano passado mesmo publiquei um livro técnico chamado “A Arte da Gestão”, junto com outros colegas), no entanto planejo continuar escrevendo também elementos voltados à cultura pop. No que depender de mim, ainda teremos muitas outras edições do “Negócios de Nerd” que, como eu disse, é um projeto pessoal meu.



Eliaquim Batista: André, obrigado por ter aceitado o convite, muito sucesso na careira como autor e... Vida longa e próspera!

André Charone: Eu que agradeço pelo convite e ressalto que a obra está disponível gratuitamente em versão digital para download pelo Google Play Livros. Quem for mais tradicional e quiser adquirir a obra física também pode comprá-la nas principais livrarias online. Um grande abraço e que a Força esteja com todos vocês!


Siga o André Charone no Instagram: @andrecharone

Ebook gratuito do livro NEGÓCIOS DE NERD: GooglePlay

Livro físico da obra NEGÓCIOS DE NERD: AMAZON


Abraços Literários,


Comentarios


bottom of page