Na última sexta-feira, dia 6, se completou 20 anos da morte do autor baiano Jorge Amado. E hoje, dia 10, se vivo, o autor completaria 109 anos.
E para comemorar essa data para o autor que retratou o nosso nordeste, em especial a sua Bahia, trago três livros que se você ler, garanto que irá passar admirar o escritor que amava a literatura e sua Bahia.
Confira agora a lista:
1- Gabriela Cravo e Canela (Jorge Amado - Companhia das Letras)
"O cheiro de cravo,
a cor de canela,
eu vim de longe
vim ver Gabriela."
p. 7
O livro se ambienta em Ilhéus (BA) na década de 1920, época do grande ciclo do cacau baiano.
"[...] a fama de Ilhéus corria mundo, os cegos cantavam suas grandezas nas violas, os caixeiros-viajantes falavam daquelas terras de fartura e valentia, ali um homem se arranjava num abrir e fechar de olhos, não havia lavoura mais próspera que a do cacau".
p. 76
A história tem como personagens principais a linda Gabriela e o árabe Nacib. Ela, que vinda do agreste, passa a ser cozinheira de seu par romântico, dono do bar Vesúvio.
Carregado de sensualidade, regionalismo e mudanças sociais, a obra publicada em 1958, repercutiu e fez tanto sucesso, que é tema de música, filme e novela até os dias de hoje.
Adquira Gabriela, Cravo e Canela, de Jorge Amado.
2- Jorge, o amado escritor (Lúcia Fidalgo - Paulus Editora)
A Coleção Brasileirinhos apresenta para as crianças grandes brasileiros voltado para as artes, em especial autores.
Dentre os homenageados, está o escritor Jorge Amado. A autora do fascículo que homenageia do baiano, Lúcia Fidalgo, de uma forma criativa apresenta fatos importantes da vida do escritor.
É possível destacar o presente que o baiano deu a seu filho em João Jorge em 1948, a história infanto-juvenil, "O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá".
Adquira Jorge, o Amado Escritor, de Lúcia Fidalgo.
3- Jorge Amado: Uma Biografia (Josélia Aguiar - Editora Todavia)
A jornalista Josélia Aguiar fez um trabalho árduo para lançar a biografia mais completa de Jorge Amado já publicada.
Fotos raras e fatos desconhecidos por muitos, o livro traz desde o nascimento do autor em Itabuna (BA), a academia dos rebeldes, sobre o primeiro livro do autor "O País do Carnaval", a vida política como deputado federal, os exílios, vida familiar, até sua morte em 2001.
"Jorge dizia que depois de morrer ficaria vinte anos esquecido. Uma editora paulista, a Companhia das Letras, assumiu a reedição de toda a obra antes que completasse uma década de sua partida. Novas adaptações na TV, cinema e teatro somaram-se às reimpressões e traduções para apresentá-lo a leitores jovens, outra vez de Nova York a Moscou."
p. 557
A vida de Jorge Amado deve ser um tanto quanto lembrada e ele vive! Cada uma das obras do autor retratam fases diferentes da Bahia e também da cultura brasileira.
Adquira Jorge Amado: Uma Biografia, de Josélia Aguiar.
Jorge sempre Amado! Jorge Vive! Jorge é Brasil!
Abraços Literários,
コメント