Buscar

1° Capítulo | As filhas de Eva | Cássia Janeiro

Hoje abro uma nova sessão aqui no blog, o 1° Capítulo. Assim que iniciar um novo livro, vou postar aqui minha impressão sobre o primeiro capítulo da obra.


Para iniciar, apresento minha impressão sobre o início do livro "As Filhas de Eva" de Cássia Janeiro.


As Filhas de Eva é um livro de oito contos mais o epílogo. Em cada capítulo, a autora nos traz um acontecimento na vida de uma mulher diferente.

É um livro que aparentemente me parece forte, porém necessário, já que conta lutas de figuras femininas que sofreram abuso sexual e que se mistura a realidade da própria autora, Cássia Janeiro.

No primeiro capítulo, conhecemos Eva, mulher que apesar do nome não é crente em Deus, mas se questiona quem teria criado o bem e o mal.

Achei criativo e um tanto quanto bacana o “jogo” que a autora fez em dividir o conto primeiro apresentando quem é a protagonista e depois apresentando o fato que ocorreu na vida daquela mulher.


Após certo ocorrido, Eva ainda machucada está em casa e sofre com diversas dores no corpo. Após um pesadelo terrível, acorda e com dificuldades se levanta e posteriormente, se senta na cama e olha-se no espelho.


“Acordou de súbito, com um grito preso à garganta, o corpo dolorido do dedinho do pé ao último fio de cabelo.” p. 19


A cada linha do texto, me senti um pouco daquela mulher. Sei que devo ter sentido 1% da dor da mulher que é violentada e continua a viver dia após dia uma grande angústia dentro de si, pois é um fato que não há como ser esquecido.


E mesmo sentindo uma pequena migalha do que Eva carregava no peito, chorei ao ler seu estado depressivo que a autora com maestria leva o leitor aquele quarto onde a mulher se vê humilhada e abatida.


Eva, tem um companheiro, Lucas, que está com ela nesse momento difícil, mas que é resistente a uma pergunta que a amada faz. Qual será?

Essa questão mostra e nos deixa algumas dúvidas no peito: “Vale tudo para amar?”, “Qual o limite do amor?”, “Você faria tudo pela pessoa amada?”


Me lembro de um programa da minha infância que apresentava casos da vida real encenados por atores e que terminava com a seguinte pergunta: “E se fosse você?” A apresentadora levava diversos questionamentos ao telespectador e no final do programa mostrava o que a pessoa decidiu fazer.


No conto, a decisão de Eva é que dá um especial desfecho na romance e faz com que a curiosidade nos leve ao próximo conto do livro.


As filhas de Eva, é um livro que vou ler e colocar todo meu sentimento na escrita e rapidinho apresentar uma resenha, pois como disse no começo, essa é uma leitura necessária.


Adquira seu exemplar na Livraria Asabeça.


Por Eliaquim Batista.

Receba as novidades:

  • Branca Ícone Blogger
  • Branca Ícone Instagram
  • Ícone do Facebook Branco
  • Branca ícone do YouTube

© 2021 por Eliaquim Batista - Blog Vida de Escritor.

São Paulo / SP