top of page
Buscar

#dicadebiografia Especial! - Mário de Andrade

Livro: Em Busca da Alma Brasileira - Biografia de Mário de Andrade

Autor: Jason Tércio

Editora: Estação Brasil



“Nas pegadas deste Mário de Andrade de Jason Tércio, aprendi mais sobre 1922 e o modernismo do que em quase tudo o que já tinha lido a respeito. É, para mim, o melhor livro feito até hoje sobre aquela turma – nunca as suas grandezas e pequenezas ficaram tão evidentes.” — Ruy Castro






5 motivos para ler a biografia de Mário de Andrade


Escrito com base em pesquisa bibliográfica e documentos de primeira mão, “Em busca da alma brasileira – Biografia de Mário de Andrade” passa a limpo um dos capítulos mais fascinantes da nossa história cultural e que traz muitas lições para o Brasil hoje. Confira 5 motivos para não deixar de ler a biografia de Mário de Andrade:


1 – O livro traz um exemplo de superação, perseverança e coerência, mostrando a transição de Mário de Andrade de um adolescente tímido, desajeitado e autor de poesias românticas tradicionais a um dos escritores brasileiros mais importantes, que ajudou a construir a história cultural do país em um período bastante turbulento.


2 – Pela primeira vez é contada em detalhes toda a emocionante trajetória do principal líder modernista, bem como é apresentado o início da carreira de outros grandes artistas que projetaram o Brasil no exterior: Portinari, Di Cavalcanti, Oswald de Andrade, Tarsila do Amaral, Sérgio Buarque de Holanda, Manuel Bandeira, Anita Malfatti, Villa-Lobos etc.


3 – Desmente muitas fake news que há vários anos têm sido publicadas na imprensa e em livros sobre a vida e a obra do escritor.


4 – O livro retrata a vida cotidiana em São Paulo e no Rio de Janeiro numa época em que não havia internet, celular, televisão e até rádio na maioria das casas. E, ainda assim, as pessoas conseguiam fazer muitas coisas com mais rapidez do que hoje.


5 – Evidencia-se a existência de momentos políticos difíceis no país, contrariando a opinião de muitos que se dizem bem-informados.


Sobre Mário de Andrade:

Mário de Andrade (1893-1945) é um dos principais escritores modernistas brasileiros. Fez os estudos secundários no Ginásio Nossa Senhora do Carmo, dos irmãos maristas, em São Paulo. Intelectual de múltiplos ofícios, foi escritor, crítico, musicólogo, viajante, fotógrafo e colecionador. Escreveu poesia, romance, rapsódia, conto, crônica, ensaio, cartas. Seus interesses enciclopédicos abrangiam desde a música de Chopin ao desenho animado Fantasia, de Walt Disney, do Aleijadinho às modinhas imperiais. Sua obra de maior destaque é Macunaíma, o herói sem nenhum caráter.


Sobre Macunaíma:

Vivendo em uma tribo próximo do rio Uraricoera, Macunaíma tem dois irmãos: Maanape e Jiguê. Após a morte da mãe, os três partem em busca de aventuras através da Amazônia.

Nisso, ele encontra Ci, Mãe do Mato, rainha das Icamiabas e se apaixona, de forma cultural própria, os dois se unem e Macunaíma torna-se Imperador da região.

Ci engravida e ao ter o filho, ele morre, posteriormente a esposa do “herói” também morre e deixa para ele uma pedra de muiraquitã, um forte amuleto.

Macunaíma perde a pedra verde deixada por Ci e vai parar com um gigante comedor de gente, que mora em São Paulo.

O que acontece depois disso?

Uma viagem por todo o Brasil, Macunaíma foi um marco da Literatura Brasileira pelo fato de ter que ocorrer no Brasil impreterivelmente!

bottom of page