Buscar

Dia da Mulher | Leia sobre Dona Ivone Lara

Oficializada em 8 de março de 1975 pela ONU, esta data comemorativa faz referência a diversos episódios da luta das mulheres pela igualdade de direitos.


Com isso, vai aqui uma dica de leitura de um livro que tem como tema principal uma grande brasileira: a Primeira-dama do samba, Dona Ivone Lara, falecida em 2018.


Dona Ivone Lara: Sorriso negro. Mila Burns.

Trad. Alyne Azuma

“Dona Ivone Lara ficou conhecida como a primeira-dama do samba, um título que contradiz por completo seu trabalho pioneiro e sua independência como compositora, uma vez que sugere a presença de uma figura masculina forte ao lado dela”, escreve a jornalista e pesquisadora Mila Burns no livro que apresenta um perfil da cantora e compositora carioca e uma extensa análise do disco lançado em 1981. As letras sobre orgulho negro, empoderamento feminino e liberdade de Sorriso negro — que inclui canções de sucesso como “Alguém me avisou” e “Tendência”, além da faixa-título, que diz que “negro é a raiz da liberdade” — refletem as tensas relações do Brasil com questões de raça, gênero e democracia na época da derrocada da ditadura militar. Quarenta anos depois do lançamento do disco, muita coisa mudou, mas ainda há um longo caminho pela frente — e a voz de Dona Ivone Lara soa mais necessária do que nunca.


Adquira o seu exemplar


Fonte: Newsletter Quatro Cinco Um

Receba as novidades:

  • Branca Ícone Blogger
  • Branca Ícone Instagram
  • Ícone do Facebook Branco
  • Branca ícone do YouTube

© 2021 por Eliaquim Batista - Blog Vida de Escritor.

São Paulo / SP