top of page

ELIAQUIM INDICA | Filme "O AGENTE SECRETO"

Quem acha que carnaval e cinema não combinam, é porque ainda não assistiu "O agente secreto”, um filme de Kleber Mendonça Filho, com Wagner Moura como protagonista e que concorre ao Oscar em quatro categorias e tem levado todos os prêmios aos que concorre lá nas gringas.



O filme acontece em Recife, no fim da década de 1970, período dos anos de chumbo no Brasil, e justamente na época de carnaval, época do ano em que a cidade literalmente pára, e tem até delegado corrupto e vendido ao sistema cheio de confetes na pista. Logo, se você sempre quis entender a festa popular da capital pernambucana que até Ludmilla cita em um de seus sucessos, vale a pena assistir “O agente secreto”.


No enredo, o professor Marcelo (Wagner Moura) volta para o Recife em busca de reencontrar o filho e poder criar o menino depois de anos afastado devido a morte de sua companheira pelo sistema. E, nos primeiros minutos de filme, ele é acolhido no prédio de dona Sebastiana (Tânia Maria), onde encontra outros fugitivos do governo militar e que muitas vezes para pouparem a sua vida, vivem reclusos de sua liberdade e trocam até mesmo de identidade para sua proteção.


O ato de abrigar fugitivos em prédios, pensões e pousadas particulares, como a representada no filme, acontecia constantemente por proprietários desses imóveis e opositores da privação da liberdade de expressão na época. Confesso que não conhecia tais personagens de nossa história que faziam essas proezas, como a icônica personagem de Kleber Mendonça Filho.


Assista ao trailer oficial de "O agente secreto":

Com diversos episódios carregados de sátiras, como a perna cabeluda, o blockbuster Tubarão e uma gatinha, ou melhor, duas gatinhas, gêmeas siamesas, são figuras de linguagem usadas por Mendonça Filho, ou códigos deixados por jornalistas nos jornais e revistas da época.


Diferente de outros filmes que retratam o período da Ditadura Militar, como “Ainda estou aqui”, vencedor do Oscar de Melhor Filme Internacional, em 2025 é baseado no livro de Marcelo Rubens Paiva, “O agente secreto” mostra como a vida dos perseguidos, muitas vezes honestos e testemunhas que a história fez questão de apagar, acontecia, a vida nas periferias e mesmo não sendo comunista, era possível ser perseguido por vingança, inveja ou até por descobrir a corrupção de poderosos.


O filme já pode ser considerado um clássico do nosso cinema e recentemente o roteiro foi transpordo para o livro  "O agente secreto" (editora Amarcord), com prefácio do cineasta Kleber Mendonça Filho, posfácio do ator Wagner Moura, além de fotos dos bastidores das filmagens.


Assistir a um bom filme é por vezes um ato político e o espectador também faz cinema ao sentar-se na sala para assistir uma obra audiovisual, e mais ainda quando as luzes se acendem. Então, é hora de “botar seu bloco na rua”, parafraseando com Ney Matogrosso, e ir ao cinema mais próximo e assistir “O agente secreto”.


Se você ainda não assistiu, vale a pena conferir o filme nas telas de cinema e desde já ficarmos na torcida para que O agente secreto leve ao menos um das quatro estatuetas do Oscar a que concorre. Sendo Melhor Elenco, Melhor ator para Wagner Moura, Melhor Filme Internacional e Melhor Filme.


Abraços Literários,



Comentários


bottom of page