top of page
Buscar

Listas e Lançamentos | Rita Leenda, ela vive! | 12/05/23

Rita Lee é homenageada em exposição virtual pelos cartunistas



A rainha do rock nacional nos deixou de corpo na última segunda-feira, dia 8, mas continua viva em todas as cabeças e corações de quem gosta de música criativa e dançante. Uma geração toda se vestiu de Rita e os desenhistas não foram diferentes. Bastou a notícia de sua morte ecoar e todos começaram a postar suas caricaturas e cartuns homenageando a musa do rock.


Como isso, o presidente da Associação dos Cartunistas do Brasil foi reunindo as homenagens e logo postou no Blog oficial do Troféu HQMIX. "RITA LEENDA! A ovelha negra entre as nuvens brancas” é uma exposição virtual que não tem data para terminar. Afinal os cartunistas se identificam com Rita e seu humor corrosivo, que é muito comum também nos cartuns.


Depois de apresentar essa homenagem à Rainha do Rock, vamos com a lista de lançamentos dessa semana?


Moisés vive com o pai, Mundinho, e sua irmã, Luzia, em Tapera do Paraguaçu, povoado rural na Bahia. Os outros irmãos foram embora. Tapera é uma comunidade de agricultores, pescadores e ceramistas de origens afro-indígena que vive ao mando da igreja (dona de um mosteiro construído no século XVII). Órfão de mãe, Moisés encontra afeto com Luzia — estigmatizada por seus supostos poderes sobrenaturais. Diligente lavadeira do mosteiro, Luzia o educa com rigidez. Ela ainda alimenta a esperança de reunir a família novamente. Anos depois um grave acontecimento pode ser a oportunidade para isso, e este reencontro promete deixar de lado décadas de segredos e sofrimentos.

Épico e lírico, com o poder de emocionar, encantar e indignar o leitor a cada nova página, SALVAR O FOGO nos mostra que os fantasmas do passado de uma família muitas vezes não se distinguem das sombras do próprio país.

Gênero: Romance | 320 páginas | Adquira o seu exemplar


Este é o mais novo lançamento da Global Editora, além de ser o primeiro de José Lins do Rego após o Ciclo da cana-de-açúcar, após seu grande sucesso Fogo Morto. Pureza é o nome do vilarejo onde Lourenço, também conhecido como Lola, vai morar. Lola perdeu, ainda pequeno, a mãe para a tuberculose, e logo em seguida a irmã, que sempre foi franzina. Após crescer sempre muito protegido pelo pai, mas que no início da vida adulta acaba perdendo a figura paterna também. Decidido que seu destino é a morte, assim como toda a família, ele se isola no interior para esperar esse dia chegar. Quando finalmente se estabelece em Pureza, Lola conhece a família do Seu Antônio, chefe da ferrovia que estava sendo construída na região. Desejando amor e contato físico mais do que tudo, ele estabelece relacionamentos com as filhas, Margarida e Maria Paula.

Gênero: Romance | 224 páginas | Adquira o seu exemplar


Conheça o terceiro volume da trilogia Essa mulher composta de: Mulher emudecida (contos), Mulher umedecida (poemas) e Mulher enlouquecida (poemas). Este volume contém 56 poemas distribuídos em três partes: “Ao amor lembrado”, “Ao amor partido”, “Ao amor eterno”. Com ele, completa-se a trilogia, mas não se encerra a jornada dessa mulher em busca de autoconhecimento, por meio do vínculo amoroso, processo sempre complexo, multifacetado e inconcluso. E assim libertamente contida que ser lida é também o desejo e o convite de Mulher enlouquecida. Quem aceitá-lo poderá tirar suas (in)conclusões: “O tempo do amor é o presente eterno?”.

Gênero: Poesia | 92 páginas | Adquira seu exemplar


Joan se sente perdida entre sua herança chinesa e o estilo de vida norte-americano, tentando fazer parte de dois mundos opostos. No passado, seus pais imigraram para os Estados Unidos em busca de um futuro melhor para ela e seu irmão. Quando eles são aceitos nas melhores faculdades do país, seus pais voltam para a China, deixando os dois sozinhos.

Inteligente, introvertida, afastada do irmão e com dificuldades para se relacionar com outras pessoas, Joan se concentra em sua carreira no hospital. Mas diante da perda do pai devido a um derrame repentino e o retorno da mãe aos Estados Unidos, ela começa a rever o passado, a confrontar seus sentimentos reprimidos por anos e a questionar o seu lugar no mundo.

Um romance comovente sobre uma mulher maravilhosamente complicada que não pode ser ninguém além de si mesma.

Gênero: Romance | 192 páginas | Adquira seu exemplar


Conversas que não tive com minha mãe à primeira vista pode parecer um livro melancólico e triste, contudo o autor passeia por lembranças e experiências sobre saudade e afeto. Página a página é possível emocionar-se, rir, chorar e amar dona Áurea, mãe do escritor e narrador, que generosamente divide com seus leitores uma a uma de suas memórias.

Este é um livro corajoso e para quem tem ímpeto para em tempos de relações mecanizadas tomar uma xícara de café ou uma taça de vinho e ler sobre afetos derramados e desnudos. Mesmo quando a tristeza surge no livro existe uma sutileza, como o sol tocando o nosso rosto ou melhor um abraço apertado de mãe. Este é o livro de estreia do editor Felipe Brandão que acostumado a organizar obras, debuta nas prateleiras falando de lembranças e esperanças.

Gênero: Não-ficção | 96 páginas | Adquira seu exemplar


Espero que tenha gostado da lista dessa semana e adquira os livros que mais se encaixam com o seu perfil.


Abraços Literários,



Comments


bottom of page