top of page
Buscar

O Lustre - Clarice Lispector


Segundo livro da carreira de Clarice Lispector e lançado em 1946, "O Lustre" tem um enredo ambientado em uma casa bem antiga, onde os móveis estão, podemos dizer, caindo aos pedaços, e entre eles, um lustre. Na grande casa, mora a protagonista Virgínia e sua família. Na chamada Granja Quieta, um ar triste e sombrio é derramado sobre todo o local.

Um rio banha a região, onde Virgínia e o irmão, que a protagonista é apaixonada, brincam na infância. E ali, algo inesperado instiga o leitor. Essa personagem feminina, é um tanto quanto misteriosa e silenciosa, características de nossa querida Lispector em suas protagonistas.


O livro não conta com divisão de capítulos, a narrativa “corre” em um único fôlego único e não fica apenas na infância dos irmãos e na fazenda. Virgínia cresce, vai para uma cidade, que também é silenciosa e faz sua vida, mas muito ainda acontece no romance de título simples para a grandiosidade da obra, conforme dito pelo crítico Lúcio Costa.


Uma curiosidade, é que Clarice terminou de escrever a obra no fim da Segunda Guerra Mundial, quando acompanhou o marido até Nápoles, ele era diplomata, o que fazia o casal viajar muito.


Por Eliaquim Batista.

bottom of page