Buscar

Resenha – Dicionário de Diminutivo e Aumentativo do Tio Menelau, de Paulo Mauá [Scortecci Editora]

Autor da saga Panapaná inova mais uma vez nos livros para as crianças com o “Dicionário de diminutivo e aumentativo do Tio Menelau”



Paulo Mauá é um autor que entrou no gosto da criançada e consegue divertir os adultos a cada uma de suas publicações. Em seu livro, “Dicionário de diminutivo e aumentativo do Tio Menelau” (Scortecci Editora) ele usa exemplos do dia a dia para ensinar sobre os graus dos substantivos.


A patinha da Dona Pata

ficou presa na gangorra.

Inchou tanto, tanto, tanto,

Que virou uma patorra.

p. 19


O Tio Menelau é um personagem da saga Panapaná, criada por Paulo. A cada livro da coleção, a menina Beatriz conhece um lugar diferente, como um castelo, um circo ou cair no meio de uma orquestra e acaba sempre por deixar uma lição de vida e didática para quem lê as aventuras da menina.



Em uma das histórias, esse tio entrega o dicionário de coletivos para a protagonista, esse que também já virou livro, “Dicionário de Coletivos do Tio Menelau” (Scortecci Editora). Agora Paulo coloca em nossas mãos outro livro da biblioteca do sr Menelau, que em minha opinião é um livro que deveria ser obrigatório nas escolas e adotado para crianças após o início da alfabetização.


Claro que é um presente para a meninada e que pode ser uma leitura em família, pois para crianças de espírito, os versos são como um “chicletinho” que grudam em nossa cabeça, por serem muito bem escritos e de situações como religiosidade, alimentos e clássicos da literatura infantil nacional.


Para cortar figurinha,

use tesourinha;

para picotar papelão,

use o tesourão.

p. 23


Ao olharmos um livro, não imaginamos em todo o trabalho que o autor tem em seu momento de escrita. Nesse livro, fica claro a bela pesquisa que Mauá fez, pois até na dedicatória o autor capricha nos diminutivos e aumentativos.


Paulo Mauá transmite sua alegria em suas palavras. Não conheço o autor pessoalmente, mas em nossos encontros virtuais, seu bom humor e carisma são cativantes para quem o escuta.


Sobre o autor:

Paulo Mauá é escritor, músico, engenheiro e educador, mora em Santos - SP, casado e pai de duas moças lindas. Autor de diversos livros infantojuvenis e do livro acadêmico Ensino de Música para Cegos Sem Braile: Desafio ou Loucura? Coordena o projeto Música Transformando Vidas – PROMUVI para pessoas com deficiência visual desde 2009. Faz parte da diretoria da UBE, participa de bienais, ganhou prêmios de contos e poesia, realiza oficinas e palestras de literatura no Brasil e na Europa, mas o que mais gosta: estar com os seus leitores em qualquer lugar que seja para ouvir as histórias de cada um deles, sem pressa alguma.


Adquira o livro Dicionário de Diminutivo e Aumentativo do Tio Menelau, de Paulo Mauá, na Livraria Asabeça


Abraços Literários,